Prefeitura de Cabedelo promove mutirão para realização de cirurgias de cabeça e pescoço


 A Prefeitura Municipal de Cabedelo (PMC), por intermédio da Secretaria de Saúde (Sescab), iniciou nesta segunda-feira (11), no Hospital e Maternidade Municipal Padre Alfredo Barbosa (HMMPAB), um mutirão de consultas e exames para a realização de cirurgias de cabeça e pescoço. A iniciativa busca suprir a demanda reprimida de quem já aguardava a avaliação.

Ao longo do dia, serão realizadas as triagens com pessoas que já estavam à espera de atendimento e com possibilidade de realização de cirurgias que contemplam cabeça e pescoço, a exemplo de tireóides, pólipos e outras mais complexas.

“Fizemos essa parceria com o médico-cirurgião Luciano exatamente para sanar essa demanda reprimida. É importante ressaltar que todos estes exames, inclusive os pré-cirúrgico, já são ofertados gratuitamente à população nos serviços da Saúde de Cabedelo, destacou a secretária adjunta de Saúde, Gabriela Azevedo.

No decorrer da semana, após a triagem, serão feitos os exames pré-cirúrgicos laboratoriais e de imagens e, na sequência, os encaminhamentos e preparativos para os procedimentos cirúrgicos.

De acordo com o médico-cirurgião responsável pelo mutirão, Luciano Luz, a especialidade de cirurgia de cabeça e pescoço é pouco conhecida, mas a demanda que existia no município necessitava de uma atenção especial.

“Às vezes a população não conhece, e até o próprio profissional de saúde também não, o que gera uma certa demanda. O paciente demora a chegar ao cirurgião para o tratamento e um tumor que poderia ser diagnosticado de forma inicial acaba tendo um tratamento tardio, resultando e sintomas mais graves. Além disso, por conta da pandemia, a fila cirúrgica dos pacientes para essa especialidade estava aumentando e, por isso, estamos tentando enxugar esse atendimento o mais rápido possível. Muitos pacientes já estão com o pré-operatório e já temos cerca de 10 cirurgias marcadas nesta semana. Os demais estão sendo solicitados os exames complementares para também serem encaminhados para o procedimento cirúrgico. Serão tratados casos de neoplasia, tireóide, glândula submandibular, tumores de face e pescoço, tumores de laringe e boca, dentre outras”, destacou.


Secom Cabedelo



FALA PARAÍBA-BORGES NETO

Postar um comentário

0 Comentários