Academias são autuadas por descumprirem medidas de segurança, em João Pessoa

 

A força-tarefa da Prefeitura de João Pessoa em fiscalização ao cumprimento do decreto em relação às medidas restritivas para evitar o aumento de casos da Covid-19 na cidade, visitou 11 academias de ginástica nessa quinta-feira (25). Dois estabelecimentos foram autuados e 4 notificados para ajustes.

A fiscalização faz parte da operação Previna-se, as equipes continuam visitando pontos comerciais para evitar aglomerações e reforçar a importância do distanciamento social e a obrigação do uso da máscara facial e álcool em gel.

De acordo com a Secretaria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), nas academias autuadas e notificadas, os aparelhos não respeitavam o distanciamento mínimo. Nesses locais foi interditado o guarda-volumes.

“Verificamos um estabelecimento excedendo o limite de 50% da capacidade normal, aula coletiva, armários de uso coletivo abertos e aparelhos muito perto uns dos outros. Nos dois últimos casos, o Procon-JP procedeu a interdição temporária desses equipamentos”, explicou o secretário Rougger Guerra.  A fiscalização prossegue nos próximos dias em segmentos do comércio e da prestação de serviço.

De acordo com o Decreto Municipal de 24 de fevereiro, as academias de ginástica podem funcionar, mas apenas com 50% da capacidade total, sendo vedadas atividades coletivas. “Além disso, os estabelecimentos devem observar precauções como distanciamento entre os aparelhos, disponibilização do álcool 70% e bebedouro com recipiente individual, bem como se deve evitar a utilização de objetos de uso coletivo como guarda-volumes”, informa o secretário.

Estão permitidas atividades esportivas individuais e em dupla quando não envolvam contato físico direto entre atletas, desde que sejam realizadas em locais abertos. “O uso de máscara é imprescindível neste momento, além de obrigatório”, ressaltou Rougger. Ele ainda alerta: “As atividades fora de casa que não são de urgências devem ser evitadas nos próximos dias, a exemplo do exercício físico, a não ser que seja caso de recomendação médica. É aconselhável obedecer às regras de isolamento neste momento difícil da pandemia e a população tem que fazer sua parte”.

Semam – Os fiscais da Secretaria de Meio Ambiente também seguem no trabalho de fiscalização por toda a cidade.  Nesta quinta-feira, eles focaram na fiscalização nas zonas sul e oeste, onde foram emitidos cinco autos de infração por falta de Licença Ambiental.

Foram vistoriados os quiosques da praia e dois bares, estabelecimentos nas três principais avenidas do bairro de Mangabeira e noValentina Figueiredo. Os fiscais fizeram ronda ainda na Praça Soares Madrugada e seguiram para o Colinas do Sul, Geisel, Cuiá, Cruz das Armas e Torre. Estabelecimentos no Bessa, Manaíra, Tambaú, Cabo Branco e Bairro dos Estados também foram visitados.

Denúncias – A Prefeitura de João Pessoa disponibiliza para a população o serviço Disque Aglomerações. Para denunciar alguma irregularidade, basta o cidadão ligar 160.


Redação com Secom JP


BORGES NETO LUCENA INFORMA