Comissão aprova idosos como grupo prioritário para vacinação contra covid-19 na Paraíba

                                        

A Comissão Intergestores Bipartite da Paraíba aprovou a população idosa como grupo prioritário para vacinação contra a covid-19 no estado. A resolução foi publicada no Diário Oficial do Estado desta quarta-feira (24).

De acordo com a resolução, as doses serão distribuídas considerando exclusivamente a quantidade de idosos por município. A vacinação se dará em ordem decrescente de idade, até que todos os idosos maiores de 60 anos tenham sido vacinados.

A decisão leva em conta que a taxa de mortalidade dos idosos acima de 80 anos, de 1.458,57 óbitos a cada 100 mil habitantes, é quase 14 vezes maior que a taxa de mortalidade estadual, de 104,72 óbitos a cada 100 mil habitantes. Considera também que 31% dos óbitos ocorreram nessa faixa etária.

Fica resguardada a vacinação dos profissionais da linha de frente no enfrentamento à Covid-19, que ainda não tenham sido contemplados, e a segunda dose de todos os profissionais de saúde que já tenham recebido a primeira.

As doses serão equivalentes à quantidade de idosos por município, portanto as que forem administradas nos profissionais especificados serão deduzidas do quantitativo destinado aos idosos.

Os demais profissionais de saúde serão vacinados de acordo com o critério de idade ou após a vacinação dos idosos maiores de 60 anos.

A reserva técnica será também distribuída para fins de complementação da vacinação dos idosos. A reserva técnica só será distribuída após a chegada da 5a remessa de doses, enviada pelo Ministério da Saúde e será distribuída para esquema completo de vacinação (D1 e D2), devendo o total de cada município ser dividido por dois para que metade seja administrada na ocasião da segunda dose.

CLICKPB



FALA PARAÍBA-BORGES NETO

Postar um comentário

0 Comentários