Secretário esclarece que circulação de pessoas nas praias de João Pessoa é permitida, mas ''aglomeração está proibida em todo lugar''


 O secretário de Segurança Urbana e Cidadania (Semusb) de João Pessoa, João Almeida, esclareceu ao ClickPB que o decreto municipal, que traz novas medidas restritivas para evitar a disseminação da covid-19, não proíbe a circulação de pessoas nas praias, mas visa restringir aglomerações.

''A aglomeração está proibida em todo lugar, seja na praia ou na calçada de casa'', disse. A Guarda Municipal, ligada a Semusb, é a principal responsável pela fiscalização do cumprimento do decreto nas praias.

O decreto prevê que está proibida a utilização de barracas, cadeiras, mesas, guarda-sóis, serviços de praia, ou ainda colocação de esteiras e/ou outros objetos na praia que estimulem a aglomeração de pessoas.

Também está proibido o consumo de alimentos e bebidas na calçada da orla e na faixa de areia das praias, além da atividade de ambulantes na faixa de areia.

Outro ponto do decreto proíbe o uso do estacionamento em toda orla da Capital, a partir das 16h, nos dias de semana. Nos sábados, domingos e feriados a vedação se entende para o dia inteiro. Os veículos que violem essas regras ficam sujeitos a autuação do órgão municipal de trânsito.

Apesar disso, João Almeida explicou que o acesso à praia não está proibido aos cidadãos, que podem fazer exercícios ou tomar banho de mar. ''A circulação não está proibida, só não estimulamos a permanência, se instalar ali e aglomerar'', disse. Ele detalhou ainda que apenas exercícios individuais ou em dupla são permitidos, sem contato. A prática de esportes de contato, como futebol ou vôlei na areia, não será permitida durante o período de vigência do decreto.

O secretário também lembrou que há um toque de recolher valendo entre as 22h e as 5h, por isso não é permitida qualquer atividade na praia nesse intervalo, mesmo que não gere aglomeração.
João Almeida afirmou que as medidas são difíceis, porém necessárias devido ao avanço da pandemia de covid-19 e disse que a Guarda Municipal está pronta para garantir o cumprimento do decreto, inclusive realizando detenções se for preciso, mas ele espera que não seja necessário. ''Estamos apelando ao bom senso da população'', afirmou.

CLICKPB




FALA PARAÍBA BORGES NETO

Postar um comentário

0 Comentários