Comissão da covid-19 vota nesta segunda requerimento de informações sobre medicamentos e oxigênio

 

A comissão temporária da covid-19 vota nesta segunda-feira (22) requerimento dirigido ao ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, para que forneça informações atualizadas sobre o estoque de medicamentos e de oxigênio na rede de atendimento aos pacientes vítimas de covid-19.

A senadora Zenaide Maia (Pros-RN), autora do requerimento, formulou uma série de perguntas ao ministro sobre acompanhamento dos estoques de medicamentos para pacientes internados devido à covid-19, a capacidade de produção e importação desses medicamentos, os pedidos de auxílio de estados e municípios relativos a medicamentos e oxigênio, e o planejamento para socorrer unidades de saúde em caso de falta de remédios essenciais para o enfrentamento da pandemia.

A senadora mencionou notícias sobre a falta de medicamentos ou já com estoques muitos baixos em vários estados, cujos hospitais estão superlotados. Zenaide Maia ressaltou que todas as medidas para impedir mais mortes e minorar o sofrimento da população precisam ser tomadas com urgência.

Coordenação

Também está em pauta na comissão a discussão sobre quais propostas legislativas serão priorizadas nas próximas semanas. Uma delas, o projeto do senador Marcos Rogério (DEM-RO), disciplina a implantação de uma coordenação nacional de combate à pandemia da covid-19. O PLP 25/2021 estabelece um colegiado nacional, liderado pela União e com a participação dos estados e municípios, para o desenvolvimento de ações conjuntas para aquisição de vacinas e insumos e expansão da rede de atendimento médico.

Vacinas

A comissão ainda realizará uma audiência pública com a presidente da Comissão de Relações Exteriores (CRE), Kátia Abreu (PP-TO). A senadora apresentará para a discussão dos membros da comissão temporária um estudo sobre a atual oferta de vacinas em todo o mundo.


Agência Senado


FALA PARAÍBA-BORGES NETO

Postar um comentário

0 Comentários