Ministro paraibano pede racionamento de oxigênio e diz que EUA podem antecipar vacinas ao Brasil

 

O ministro da Saúde, médico paraibano Marcelo Queiroga, durante debate com a Comissão Temporária da Covid-19 no Senado Federal, nessa segunda-feira (29), afirmou que é necessário realizar uma racionalização do uso de oxigênio para não haver desabastecimento. Ele apontou que a estrutura de saúde no Brasil não foi preparada para comportar uma pandemia e que o ‘uso inteligente’ do insumo por parte dos profissionais da área pode trazer um alívio.

“Nós estamos trabalhando na área técnica, eu convidei o professor Carlos Carvalho, da USP, para trabalhar conosco nas áreas essenciais que, entre outras coisas, racionalizem o uso de oxigênio. Todos sabem que as pessoas chegam aos hospitais e a primeira coisa é colocar o oxigênio muitas vezes em quem não precisa, vamos tentar economizar, vamos fazer uma grande campanha entre os profissionais de saúde, para o uso racional do oxigênio”, afirmou Queiroga.

Durante a reunião em que foi debatido o Plano Nacional de Imunização, ele afirmou ainda que o Ministério da Saúde vai cumprir com todos os prazos previstos para vacinação da população, reafirmou a meta de 1 milhão de vacinas por dia e que há a possibilidade de fazer uma permuta com os Estados Unidos para antecipar mais doses de imunizantes ao Brasil.

“Fiz uma ligação para o embaixador Nestor Forster, embaixador do Brasil nos Estados Unidos, e há uma possibilidade de fazermos permuta com os EUA, para ter uma antecipação de doses”, afirmou Queiroga sem dá maiores detalhes de como funcionará esse processo.

PARAÍBA.COM


BORGES NETO LUCENA INFORMA

Postar um comentário

0 Comentários