Cidades caririzeiras celebram neste dia 05 de maio mais um aniversário de Emancipação Política; CONFIRA

 

Doze municípios, localizados nas mais variadas regiões do Estado da Paraíba, celebram nesta quarta-feira (05), seus respectivos aniversários de emancipação política. Os aniversariantes do dia são: Aparecida, Capim, Caraúbas, Coxixola, Cuité de Mamanguape, Curral de Cima, Marcação, Mato Grosso, Pedras de Fogo, Riachão do Poço, São Domingos do Cariri e São João do Cariri.

A grande maioria deles foi emancipada por leis estaduais que entraram em vigor no mesmo ano, e por isso, também coincidentemente celebra nesta data 27 anos de criação institucional, exceto a cidade de Caraúbas que completa 24 anos de sua emancipação. Apenas dois deles festejam maior idade. Pedras de Fogo que completa 67 anos e São João do Cariri que atinge seus 218 anos de história.

Devido à pandemia do novo coronavírus, os municípios estão realizando as programações alusivas de maneira mais restrita, sem a realização de festas e eventos que promovam aglomerações.

Conheça um pouco mais da história desses municípios da nossa região:

Caraúbas (Celebrando 24 anos)

Sua história começou na primeira metade do século XIX, sua emancipação proporcionou-se no dia 29 de abril de 1994, sendo sua instalação no dia 01 de janeiro de 1997. Até os meados do século XVII, o território era ocupado pela grande família dos índios Cariris, a qual deu origem ao nome de toda a região fisiográfica. Ainda no mesmo século, os alferes Custódio Alves Martins, morador da Capitania de Pernambuco, descobriu algumas terras na cabeceira do Rio Paraíba, e ali fundou um sítio a que deu o nome de Caraúbas .

Coxixola (Celebrando 27 anos)

Coxixola é um município localizado na Microrregião do Cariri Ocidental, da Paraíba. Sua população em 2012 foi estimada pelo IBGE em 1.802 habitantes, distribuídos em 119 km² de área territorial. O nome Coxixola, derivou-se da palavra Cochicholo, que significa, fazer uma casa pequena de tijolos em Tupi-Guarani. A cidade foi inicialmente um distrito de São João do Cariri e depois de Serra Branca, nos anos 1960. Foi emancipada para cidade também em 1994. A cidade fica a 247 Km da Capital, e limita-se a Norte e Oeste com Serra Branca, Leste com São João do Cariri e ao Sul com Congo.

São Domingos do Cariri (Celebrando 27 anos)

São Domingos do Carri foi mais um dos  municípios paraibanos que foi elevado à cidade em 1994. Situado à 182 km de João Pessoa, o município conta com aproximadamente 2.420 habitantes (IBGE 2010), distribuídos em seus 222 km². Ela está ainda localizada na microrregião do Cariri Oriental do Estado. A pacata cidade, tem como marca de suas festividades a apresentação de bandas filarmônicas e a tradicional missa na Igreja Católica Matriz.

São João do Cariri (Celebrando 218 anos)

Conhecida como a “Mãe do Cariri”, São João do Cariri é um antigo município da Paraíba, localizado na Região do Semiárido. Cidade da Mesorregião da Borborema, microrregião do Cariri Oriental, fundada em 1669 como povoação e estabelecida como Vila Real do então reino de Portugal em 1800, está a 458 m de altitude, 216,0 Km distante de João Pessoa, e em 2007 o IBGE estimou sua população em 4.438 habitantes. Sua área territorial é de 702 Km².Possui um potencial turístico bastante significativo. Na parte antiga da cidade, conserva-se antigos casario colonial, com vistosos sobrados e casarões que remontam ao Brasil colônia e império, um sobrado árabe, com arquitetura mourisca e inscrições árabes no frontão, um dos poucos do Nordeste. Na sua zona rural encontram-se intrigantes inscrições rupestres de épocas pré-colombianas. A famosa Muralha do Meio do Mundo, muro natural de pedras que corta a Paraíba e adentra no Rio Grande do Norte, passa por São João do Cariri, no sítio Picoito. Essa antiga cidade ainda tem a sua grande festa de padroeira: a festa de Nossa Senhora dos Milagres. Em São João do Cariri é muito forte a tradição oral. Nas histórias contadas, figuram lendas e mitos locais.

De Olho no Cariri


DE OLHO NO CARIRI

BORGES NETO LUCENA INFORMA