Paraíba deve receber mais 75 mil doses de vacinas contra Covid-19 na sexta-feira

 

Mais doses de esperança chegando. A Paraíba deve receber mais 75 mil doses de vacinas contra Covid-19 nesta sexta-feira. Pelo menos é o que está prevendo o secretário de saúde do estado, Geraldo Medeiros.


Em entrevista, Geraldo Medeiros disse que as novas doses serão da Astrazeneca. Já entre a segunda (19) e a terça-feira (20), devem chegar mais 47 mil doses, sendo 35 mil da Coronavac e cerca de 12 mil da Pfizer.

De acordo com o secretário, considerando o cronograma do Ministério da Saúde, neste mês de julho houve uma redução na quantidade de doses recebidas pelo Estado. “Havia uma previsão do Ministério da Saúde deste mês de julho nós recebermos uma proporção de 1.9% de 60 milhões de doses, isso representaria para a Paraíba aproximadamente 1.100.000 doses. Nós vamos receber 800 mil doses, então houve uma diminuição na previsão”, explicou.

Conforme Geraldo Medeiros, em agosto a previsão é de que o Brasil receba 60 milhões de novas doses contra a Covid-19. “Nós esperamos que, a partir de agora, tenhamos uma regularidade nesse sentido para que não haja essa ação de vacinação intercalada”, disse.

Com a perspectiva de chegada de novas doses em maior quantidade, há uma previsão da vacinação contra Covid-19 contemplar adolescentes e jovens, de 14 a 18 anos, com comorbidades, o mais breve possível.


 “Essa é uma população específica, que tem o risco maior de agravar o quadro da Covid-19 e necessitar internamento hospitalar, então é uma população mais fragilizada e que há uma previsão da vacinação contemplar esse grupo brevemente”, afirmou.

Até o momento, mais de 2 milhões de paraibanos já foram vacinados. Ao todo, foram aplicadas 2.063.529 doses do imunizante, sendo 1.467.240 com a primeira dose e 596.289 com a segunda dose, além de 49.076  imunizantes de dose única. A Paraíba já distribuiu um total de 2.308.815 doses de vacina aos municípios.

SL
PB Agora


BORGES NETO LUCENA INFORMA