Região Metropolitana de JP vacina população geral contra a gripe; Capital abre imunização no dia 12

 

A população em geral com mais seis meses de idade já pode se vacinar contra gripe nos municípios de Cabedelo e Santa Rita, na região metropolitana de João Pessoa, a partir desta terça-feira (6). Isso porque o Ministério da Saúde decidiu ampliar a campanha contra o vírus da influenza para aumentar a cobertura vacinal, que ainda está abaixo da meta nos estados e nos municípios brasileiros. João Pessoa, porém, só inicia a imunização a partir do dia 12 de julho conforme anuncio da Secretária Municipal de Saúde.

Outro município da Paraíba que também inicia hoje é Campina Grande, no Agreste do Estado.

O objetivo é combater a propagação da gripe neste período de inverno e evitar complicações da doença, especialmente entre os grupos de maior risco, já que casos mais graves de doenças respiratórias demandam ocupação de leitos nos hospitais. Além disso, alguns dos sintomas da gripe, como tosse, febre e dor no corpo, podem ser confundidos com os da Covid-19.

A vacina contra a gripe é trivalente, ou seja, protege contra três cepas: o vírus Influenza A (H1N1), que acomete adultos entre 40 e 60 anos; a cepa A (H3N2), com maior impacto em idosos; e as cepas B, que atingem mais crianças, adolescentes e adultos jovens. Segundo o Ministério da Saúde, todas as cepas podem causar infecções graves e mortes em pessoas de qualquer faixa etária.

Quem está prestes a se vacinar contra a Covid-19 deve priorizar o imunizante contra o coronavírus e, então, aguardar 14 dias para se vacinar contra gripe/influenza.

Locais de vacinação
Em Santa Rita, o usuário pode se vacinar em qualquer uma das unidades básicas de saúde da zona urbana ou rural.

Em Cabedelo, a vacina está disponível em todas as Unidades de Saúde que possuem salas de vacinação. Para se vacinar, basta apresentar um documento de identificação com foto.

Em Campina Grande, as ações continuam nas Unidades Básicas de Saúde, nos Centros de Saúde e Policlínicas e serão intensificadas em pontos fixos e ações de drive-thru. Nesta terça, terá vacinação das 9h às 15h na Praça da Bandeira, no CTE (Antigo Museu Vivo da Ciência), das 9h às 12h, na faculdade Uninassau, das 14h às 17h, e na agência do INSS, no mesmo horário, no modelo drive-thru. No Parque da Criança terá vacinação para menores de 18 anos, das 9h às 12h.

João Pessoa
A Prefeitura de João Pessoa estará vacinando as pessoas que compõem os grupos prioritários contra a Influenza até a próxima sexta-feira (9), prazo que encerra a terceira etapa da campanha. Na segunda-feira (12), a campanha será aberta a população em geral, conforme nota técnica dos Governos Federal e Estadual.

As pessoas que fazem parte dos grupos prioritários para receber a vacina contra gripe podem procurar o Centro Municipal de Imunização (CMI), na Avenida Rui Barbosa, na Torre, além das Policlínicas municipais e Unidades de Saúde da Família (USFs). Além de documento de identidade com foto e cartão SUS, é necessário comprovar que integra o grupo prioritário do momento apresentando o contracheque ou comprovação de vinculo, bem como declaração médica para pessoas com comorbidades e gestantes.


Portal Paraíba


BORGES NETO LUCENA INFORMA

Postar um comentário

0 Comentários