Prefeitura realiza ação do Outubro Rosa voltados para funcionárias da Secretaria de Saúde de Monteiro

 

A equipe da Secretaria Municipal de Saúde de Monteiro, programou para este mês de outubro a realização de algumas ações voltadas à saúde e autoestima das mulheres. A campanha “Outubro Rosa” busca conscientizar o público feminino sobre a importância da prevenção do câncer de mama e do colo do útero.

Segundo a secretária de Saúde, Paula Oliveira,  neste mês de outubro foram intensificadas as ações com palestras educativas e programações de auto-estima. “A prevenção do câncer é uma luta diária, mas no mês de outubro é mais intensificado, pois todo mundo está voltado para a campanha. O objetivo é chamar a atenção da sociedade para a importância do diagnóstico precoce”, ressalta a secretária.

Neste sentido, na última quarta-feira, 27, às mulheres profissionais lotadas na Saúde participaram de um jantar oferecido pela Prefeitura. Na oportunidade aconteceram diversas homenagens, além de testemunhos sobre a grande luta contra a pandemia.

“Vocês foram o pilar do município nesta pandemia, e este momento une a alegria de nos reencontramos juntas novamente saindo deste período tão sombrio, para falar do Outubro Rosa comemorando nossos números e fazendo deste tempinho um momento de relaxar”, disse a prefeita Anna Lorena.

SOBRE A DATA

O movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. Este movimento começou nos Estados Unidos, onde vários Estados tinham ações isoladas referente ao câncer de mama e ou mamografia no mês de outubro, posteriormente com a aprovação do Congresso Americano o mês de Outubro se tornou o mês nacional (americano) de prevenção do câncer de mama.

No Brasil, a primeira iniciativa em relação ao Outubro Rosa, foi à iluminação em rosa do monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista (mais conhecido como o Obelisco do Ibirapuera), situado em São Paulo-SP.

A partir de outubro de 2008 várias entidades relacionadas ao câncer de mama espalhadas por todo o país resolveram aderir à campanha.


VITRINE DO CARIRI

FALA PARAÍBA-BORGES NETO