Transparência: Kiu garante OAB/PB com agenda interativa da diretoria e publicidade das despesas em tempo real

 


A publicidade está prevista no Art. 37 da Constituição Federal, sendo, portanto, um princípio juridicamente sagrado e que tem por objetivo garantir a fiscalização, acesso a informações e servir como ferramenta de combate a corrupção, sendo uma regra ética de entidades públicas de todo o país, mas não aqui na OAB Paraíba. 

Quando os advogados paraibanos buscam informações no Portal da OAB/PB e querem saber como estão sendo empregados os recursos de suas anuidades, se deparam com um site obscuro, complexo, com poucas informações e que deixa apenas uma certeza: a atual gestão não quer explicar como são direcionados os recursos dos contribuintes. 

Candidata Kiu quer transparência

Em relação ao tema, Maria Cristina Santiago (Kiu), que é candidata de oposição e crítica dessa falta de transparência, se comprometeu em implantar um sistema para o acompanhamento, em tempo real, de todas as despesas efetuadas. “Se os recursos são dos advogados e advogadas, eles precisam ter clareza de como estão sendo investidos. Infelizmente, hoje não temos isso”, afirmou a candidata. 

Ainda sobre a publicidade na OAB Paraíba, ela apresenta uma proposta de que, na sua gestão, a agenda da diretoria seja interativa e acessível a todos. “Não apenas os recursos, mas as atividades precisam ser públicas. A advocacia não é expectadora, mas parte essencial e precisa ser trazida para dentro da ordem. Nós vamos fazer isto.”, garantiu Kiu, que recentemente fez críticas à atual gestão pela aquisição de um terreno, no Altiplano, no valor de R$4,3 milhões.  

Nova sede milionária da OAB Paraíba

O terreno de 6.800 m², localizado na avenida João Cirilo da Silva, no Altiplano, em João Pessoa/PB, foi adquirido por R$ 4,3 milhões, de acordo com as informações disponíveis no site da OAB-PB. A obra teve sua pedra fundamental inaugurada em Janeiro, no ano da eleição e até o momento não teve início efetivo e nem apresentação definitiva do projeto. 

Em tom crítico, a candidata Kiu destacou que “é um projeto que gera dúvidas.” e que revela uma desconexão da OAB/PB com a realidade, visto “que a advocacia enfrenta uma grave crise" e finalizou dizendo que, “enquanto isso faltam salas de advogados, parlatórios, cursos, escritórios modelos”. 

Eleições acontecem dia 18 de novembro

As eleições acontecem no próximo dia 18/11 e Kiu enfrentará nas urnas o advogado Harrison Targino, atual Conselheiro Federal e candidato da situação, que busca o terceiro mandato consecutivo e a outra candidatura de oposição, encabeçada pelo advogado Raoni Vita, que já foi vice Presidente da OAB/PB na primeira gestão do atual presidente Paulo Maia, disputando agora a cadeira de presidente.

CLICKPB


FALA PARAÍBA-BORGES NETO

Postar um comentário

0 Comentários