Caso Lucena: ​Ministério da Saúde pede cautela na aplicação das doses e diz que armazenamento e validade dos imunizantes cabem aos gestores locais


 O Ministério da Saúde (MS) informou ao ClickPB, nesta segunda-feira (17), que está acompanhando o caso das crianças imunizadas indevidamente com vacina de adulto e vencidas no município de Lucena, que fica no Litoral Norte da Paraíba. O caso repercute nacionalmente. Estima-se que 60 crianças tenham sido vacinadas em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) da zona rural dessa cidade sem ao menos ter chegado a vacina correta.

Ainda de acordo com o Ministério da Saúde, a recomendação é que se tenha cautela na aplicação das doses aos profissionais e agentes de saúde responsáveis pela imunização. “A pasta monitora todos os eventos adversos relacionados com as vacinas contra a Covid-19”, reforçou.

O Ministério da Saúde, ainda comunicou que o armazenamento correto das vacinas, assim como o acompanhamento da validade dos frascos e sua aplicação cabem aos gestores locais do Sistema Único de Saúde (SUS), seguindo as orientações do Ministério.

A imunização de crianças no município de Lucena foi trazido pelo ClickPB na última sexta-feira (14), quando chegou o primeiro lote da vacina pediátrica. Uma das mães informou, por meio de vídeo, que os filhos já haviam sido imunizados antes das vacinas terem chegado em solo paraibano. Os imunizantes aplicados foram de adultos e após investigação, a Secretária de Estado da Saúde (SES-PB), descobriu que as vacinas estavam vencidas. 

CLICKPB



FALA PARAÍBA-BORGES NETO

Postar um comentário

0 Comentários