Centro de Referência Municipal da Pessoa Idosa abre inscrições para atividades em João Pessoa


 O Centro de Referência Municipal da Pessoa Idosa abriu nesta segunda-feira (10), as inscrições para atividades no bairro do Altiplano, em João Pessoa. O espaço mantido pela pela Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania (Sedhuc), atende idosos que buscam atividades que proporcionem saúde, diversão e bem-estar.

As inscrições começaram nesta segunda e vão até o dia 04 de fevereiro.
 
As atividades iniciam no dia 07 de fevereiro. Os interessados precisam ter mais de 60 anos e devem se dirigir à instituição, das 8h às 17h, levando cópias dos documentos pessoais e do comprovante de residência, além do atestado cardiológico e cartão de vacinação com as três doses contra a Covid-19.
 
Diversas atividades são oferecidas voltadas para estimular o bem-estar da saúde física, mental e as relações pessoais, como esporte e lazer. Os idosos podem optar pelas oficinas de artesanato (vagonite, crochê e fuxico), da memória, ginástica gerontológica, aeróbica dançante, coral, hidroginástica e alongamento/aeróbica. O Centro conta, ainda, com acompanhamento nutricional, assistente social e psicológico, incluindo o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.
 
A secretária executiva de Direitos Humanos e Cidadania de João Pessoa, Raissa Lacerda, falou sobre o trabalho direcionado aos idosos. “Nós resgatamos este espaço na gestão do prefeito Cícero Lucena. Nosso trabalho é contribuir para autonomia e qualidade de vida dos idosos, através do incentivo às práticas de atividades, que também melhoram a autoestima e a saúde mental”, destacou.
 
A servidora pública, Analete Pontes, de 66 anos, moradora do bairro Cabo Branco, veio renovar sua matrícula nas sessões de terapia, ginástica e oficina da memória, além de voltar aos ensaios para uma apresentação de dança ‘carimbó’. “E em outras atividades que tiver vaga”, brinca. “Trabalho maravilhoso da equipe. Estão sempre de alto astral, nos animando a participar das atividades e a levar o bom humor para a nossa vida”, declarou.
 
Morador do bairro Altiplano, Otávio de Oliveira, 71 anos, disse que não está tão disposto fisicamente quanto Analete, mas garante que compensa no gosto pela conversa. Ele veio ao Centro de Referência Municipal da Pessoa Idosa buscar atividades para auxiliar na recuperação de uma cirurgia. “Vim atendendo a recomendação e insistência de um amigo que me disse que as atividades por aqui nos estimulam a desenvolver novas habilidades, se exercitar e se divertir. Como gosto muito de conversar acho que vai ser bom”, comenta o aposentado.
 
A aposentada Geni de Sousa, de 69 anos, residente no bairro Cabo Branco, soube das atividades no espaço conversando com uma vizinha que frequenta a instituição. “Tenho interesse de fazer a oficina de memória, ginástica gerontológica e também fazer novas amizades”, afirmou.
 
Informações – Dúvidas sobre cursos, oficinas, inscrições e horários pelo telefone: 3214-8188. O Centro de Referência Municipal da Pessoa Idosa está localizado na rua Ana Guedes Vasconcelos, s/n, bairro Altiplano - ao lado da Escola Superior da Magistratura da Paraíba (ESMA-PB).
 

CLICKPB



FALA PARAÍBA-BORGES NETO