Pandemia da Covid-19 terá 2022 de transição e se transformará em doença endêmica nos próximos anos, diz secretário

 

Daniel Beltrammi, secretário executivo de gestão da rede de Unidades de Saúde da Paraíba, declarou que a perspectiva para 2022 da pandemia de Covid-19 é do início de uma transição de pandemia para uma endemia. Ele ressaltou a importância da vacinação de crianças para diminuir a circulação do vírus.

“Necessariamente precisamos poder prover a cobertura vacinal nas faixas etárias de 5 a 11 anos e mais adiante também poder alcançar as crianças menores de 5 anos. A nossa aposta repousa, então, sobre a possibilidade de termos maior cobertura vacinal e a partir dessa cobertura ainda maior proteção para reduzir a circulação do vírus e para evitar a todo o custo casos moderados e graves da doença covid-19″, disse.

O secretário declarou ainda que a doença deve estar controlada nos próximos anos, mas a população precisará conviver com o vírus em certos períodos do ano.

“Desta forma nós vamos fazer 2022 um ano de transição no meio de um quinquênio, no meio de um intervalo de 5 anos, com 2020/2021 marcado pelos anos mais difíceis, 2022 um ano de transição para que tenhamos um 2023 em 2024 em que o vírus paulatinamente vai sendo colocado na condição de endemia e não de pandemia, o que significa dizer vírus presente nos períodos das estações mais frias e chuvosas do ano, o que significa então que convivemos com o novo Coronavírus, mas com ele em absoluto e maior controle, podendo então fazer com que a gente possa esperançar pensar em dias melhores”, declarou.

 Ele ainda ponderou que “Claro que vai depender de todos e de cada um de nós vacina no braço máscara no rosto pelo tempo que for necessário enquanto vírus circula com grande intensidade”.

De Olho no Cariri 

Wscom


FALA PARAÍBA-BORGES NERO

Postar um comentário

0 Comentários