Vacina que protegerá contra a H3N2 deve ser aplicada em abril


 A vacina que vai proteger a população contra a variante da Influenza A, H3N2, só deve começar a ser aplicada no mês de abril, segundo comentou, em conversa com o ClickPB, o secretário de Estado da Saúde, Geraldo Medeiros. Nas últimas semanas houve um aumento de pacientes com síndromes gripais na Paraíba.

O Instituto Butantan, maior produtor de vacinas para a gripe no Hemisfério SUl, já começou a preparar os bancos virais para atualizar o imunizante com essa nova variante. No entanto, só deve ficar pronta em março. A vacina aplicada em abril do ano passado não protege contra essa nova cepa, o subtipo da Influenza A H3N2. Ela foi recém descoberta na Austrália, mas já com notificações em várias parte do Brasil, assim como também na Paraíba. 

“Nós estamos na vigência de uma epidemia de H3N2 com as emergências dos hospitais e as UPAs [unidade de pronto atendimento] com alto fluxo de pacientes com síndromes gripais”, disse, destacando que isso já era esperado, pois as vacinas aplicadas em abril “não contêm na sua formula essa nova variante Darwin que foi identificada na Austrália e se disseminou pelo mundo inteiro. Nós só teremos vacina que protegerá para essa variante em abril por isso”. 

Para evitar se contaminar, o secretário Geraldo Medeiros reforçou a necessidade do uso da máscara como item essencial na proteção da Influenza e da Covid-19. Há uma previsão de aumento de casos das duas doenças na Paraíba nos meses de janeiro e de fevereiro por conta do pós festejos de fim de ano e também o período de férias de parte da população, que estará circulando por mais espaços turísticos das cidades da Região Metropolitana de João Pessoa. 

CLICKPB



FALA PARAÍBA-BORGES NETO

Postar um comentário

0 Comentários