Putin acusa Ocidente de tentar 'cancelar' a Rússia e cita autora de Harry Potter

 


O presidente da Rússia, Vladimir Putin, acusou o Ocidente de tentar 'cancelar' a cultura de seu país em resposta à crise na Ucrânia — que as autoridades russas não chamam de guerra.

"Estão tentando cancelar toda uma cultura de mil anos, nosso povo", disse Putin, durante um encontro com vencedores de um prêmio cultural em Moscou. "Estão banindo escritores e livros russos."

De acordo com o portal Sky News, o presidente russo citou, então, a escritora britânica J. K. Rowling, criadora da saga Harry Potter. Segundo Putin, a autora — criticada por uma série de comentários considerados transfóbicos foi cancelada "só porque não satisfez as exigências [dos ativistas] dos direitos de gênero".

Putin ainda comparou o que ele chama de "discriminação progressiva contra a Rússia" à queima de livros feita pelos nazistas. "É impossível imaginar uma coisas dessas em nosso país, e estamos segurados contra isso graças à nossa cultura", acrescentou.

Há um debate corrente acerca do que vem sendo chamado de "macarthismo cultural", um movimento que torna a Rússia uma espécie de pária no cenário internacional devido a suas ações contra a Ucrânia.

CLICKPB


FALA PARAÍBA-BORGES NETO

Postar um comentário

0 Comentários