Reeducandas da PB terão bolsas de estudo para cursos técnicos integrados ao EJA e de preparação para o Enem

 

Bolsas de estudos de educação a distância para reeducandas dos presídios femininos da Paraíba. A novidade foi acordada entre o Centro de Ensino Educa Nexus e o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Administração Penitenciária e da Secretaria de Estado da Mulher e da Diversidade Humana. A parceria envolve cursos técnicos integrados a EJA (Educação Jovens e Adultos) e de preparação para o Enem. Em breve, os cursos serão disponibilizados, também, para as unidades masculinas.

“O nosso objetivo é tornar mais acessível o acesso à educação para pessoas que estão em situações de vulnerabilidade. Com isso, pensamos em ajudar um grupo que, muitas vezes, tem dificuldades de voltar à sociedade. Essa é uma forma de tornar o período de detenção mais humanizado e encorajador, para que a reinserção social seja mais branda, produtiva e significativa”, afirmou Gustavo Gonçalves, coordenador de convênios da instituição.

O Secretário de Administração Penitenciária, Sérgio Fonseca, explicou que a parceria busca reduzir o índice de evasão escolar da população carcerária do Estado, além de ampliar a qualificação profissionalizante. “Essa parceria é muito importante para o sistema Penitenciário quando vem beneficiar as reeducandas, lhes dando oportunidades de se qualificarem tanto no aprendizado escolar quanto profissionalizantes, capacitando-as para entrarem no mercado de trabalho”, pontuou.

O Gerente de Educação da Secretaria de Estado da Mulher e da Diversidade Humana, Fernando Luiz, falou da importância da parceria para promover a ressocialização, uma vez que se busca oferecer oportunidades de conhecimentos, educação e capacitação. ”As mulheres reclusas que participam das formações pelo EAD, adquirem mais oportunidades de melhorias de vida para quando estiverem fora do Sistema Prisional“, reforçou.

PB Agora


BORGES NETO LUCENA INFORMA

Postar um comentário

0 Comentários