Cia de Dança de João Pessoa terá encontro com Escola Bolshoi em turnê na Capital

 

A Companhia Municipal de Dança de João Pessoa irá participar de um encontro com integrantes da Escola Bolshoi Brasil, durante a Turnê Nordeste. O evento acontece no próximo sábado (18), a partir das 9h, na Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, no bairro do Altiplano. A Cia de Dança é mantida pela Prefeitura da Capital, através de sua Fundação Cultural (Funjope).

“A Cia de Dança vem dando sinais muito claros da sua força, da sua presença e da sua importância no cenário da dança de João Pessoa e da Paraíba. Montamos a Cia há pouco mais de um ano e já em 2022, estamos colhendo os frutos com três espetáculos próprios já realizados”, destacou o diretor executivo da Funjope, Marcus Alves.

Além de tudo, segundo ele, há um processo de educação e formação. “Acho que é o fundamental de uma companhia de dança no ambiente que nós criamos”, acrescentou. “Ficamos muito felizes por poder contribuir para mudar a vida e a rotina de crianças e, ao mesmo tempo, poder ofertar à cidade de João Pessoa bons espetáculos criados pela nossa Cia de Dança”, completou o diretor.

A diretora da Cia de Dança, Stella Paula Carvalho, destacou que esses intercâmbios são de suma importância. “Essa parceria que traz o Bolshoi para cá, mais uma vez, é importantíssima. Isso é muito bom e a Companhia vai ter a possibilidade de ver outros estilos de dança, especialmente os bailarinos que não foram do Bolshoi. E os que foram, vão reviver esse trabalho”, afirmou.

Para o chefe da Divisão de Dança da Funjope, Geovan da Conceição, a parceria entre a Prefeitura de João Pessoa e a Escola Bolshoi é uma oportunidade para transformar a vida de muitos jovens. “Desde 2002, quando o Bolshoi esteve pela primeira vez em nossa cidade, dez crianças tiveram suas vidas transformadas pelo poder da arte. Espero que essa relação seja ainda mais duradoura e que muitos outros jovens vivenciem as grandes oportunidades que esta escola pode oferecer”, pontuou.

A parceria entre a Prefeitura de João Pessoa e a Escola do Teatro Bolshoi foi iniciada em 2002, durante gestão do então prefeito Cícero Lucena, e retomada no fim do ano passado. Atualmente, cinco estudantes selecionados da Rede Municipal de Ensino estão em Joinville, no processo de formação.

Seleção Bolshoi – Além desse encontro, a Escola Bolshoi, junto à Secretaria de Educação e Cultura (Sedec), realiza uma pré-seleção de novos alunos. Será também no sábado, a partir das 9h, no Centro de Educação Integrada (CEI). As vagas são para candidatos de ambos os sexos, na faixa etária de 12 a 17 anos, conforme data de nascimento descrita no edital, com conhecimento em dança.

Nesta etapa, da pré-seleção, profissionais do Bolshoi analisam as habilidades físicas e artísticas dos candidatos, como flexibilidade, projeção cênica, postura e biótipo. As inscrições ocorrem até o dia 18 de junho, no site da Escola Bolshoi.

PB Agora


BORGES NETO LUCENA INFORMA

Postar um comentário

0 Comentários