TRE-PB nega pedido de tropas federais para Eleições em Pocinhos e Puxinanã

 

As eleições na Paraíba este ano, não contarão com a presença do Exército nas ruas. O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) rejeitou pedido de emprego de tropas federais nestas Eleições 2022 nas cidades de Pocinhos e Puxinanã, na região de Campina Grande.

A decisão foi tomada por unanimidade durante sessão desta sexta-feira (09), levando em consideração a normalidade e a tranquilidade do pleito. A segurança, a ordem e a paz nas eleições da Paraíba serão garantidas pela Polícia Militar e outros órgãos de segurança do Estado.

 

A desembargadora Maria de Fátima Bezerra Maranhão, vice-presidente e corregedora do TRE-PB, foi a relatora do pedido, e em seu voto, explanou que a Secretaria de Segurança da Paraíba garantiu que haverá reforço no policiamento necessário para garantir a segurança.

“No momento se faz desnecessário o emprego de tropas federais no município”, declarou. A desembargadora ressaltou ainda que o planejamento para a segurança do pleito é construído pela Justiça Eleitoral em conjunto com a Polícia Federal e a Polícia Rodoviária Federal.

O Ministério Público Eleitoral pediu o indeferimento do pedido de tropas federais para Pocinhos e Puxinanã. Durante a sessão, a procuradora Acácia Suassuna destacou que entende que não há justificativa para que sejam empregadas tropas federais nestas Eleições.

O desembargador Leandro dos Santos, presidente do TRE-PB, revelou que hoje pela manhã foi feita uma reunião de planejamento para garantia de segurança nas Eleições e a Polícia Federal garantiu a inclusão das cidades em suas estratégias.

A solicitação para as tropas federais foi feita pela juíza da 50ª zona eleitoral, Carmen Helen Agra, que salientou que o reforço é principalmente para o município de Pocinhos. O objetivo seria reforçar a segurança no pleito no dia 02 de outubro nos municípios de Puxinanã, Pocinhos e Montadas.

O parecer foi emitido depois que a Secretaria de Segurança Pública da Paraíba se pronunciou pela desnecessidade do envio de reforços, assegurando a suficiência dos órgãos operativos do estado para garantir a segurança no pleito nos municípios de Puxinanã, Pocinhos e Montadas, bem como o planejamento com o a Polícia Federal, que também poderá atuar no dia das eleições.

PB Agora


BORGES NETO LUCENA INFORMA

Postar um comentário

0 Comentários