A Paraíba é o estado com mais denúncias de assédio eleitoral no Nordeste e o 6º do país, segundo dados do Ministério Público do Trabalho (MPT), divulgados em entrevista coletiva na sexta-feira (21). A oito dias do segundo turno das eleições, foram contabilizados 40 registros no estado.
Ranking com denúncias por estado:
| Minas Gerais | 295 |
| Paraná | 123 |
| Santa Catarina | 113 |
| São Paulo | 91 |
| Rio Grande do Sul | 85 |
| Paraíba | 40 |
| Tocantins | 38 |
| Mato Grosso | 37 |
| Rio de Janeiro | 37 |
| Alagoas | 36 |
| Goiás | 35 |
| Espírito Santo | 24 |
| Distrito Federal | 22 |
| Rio Grande do Norte | 21 |
| Pernambuco | 20 |
| Ceará | 19 |
| Piauí | 18 |
| Sergipe | 16 |
| Pará | 14 |
| Bahia | 9 |
| Maranhão | 8 |
| Mato Grosso do Sul | 7 |
| Acre | 1 |
| Amapá | 1 |
| Amazonas | 1 |
| Rondônia | 1 |
| Roraima |
Logo em seguida, Alagoas tem 36 casos registrados. Já na terceira posição está o estado vizinho, Rio Grande do Norte, com 21 notificações.
As informações foram divulgadas até as 19h45 desta sexta-feira e podem ser atualizados pelo MPT.
Em todo o país, o estado com mais denúncias é Minas Gerais, com 295 registros. Em seguida o Paraná, com 123; e Santa Catarina, com 113.
O que é assédio eleitoral e como denunciar
Conforme o MPT, o assédio eleitoral no trabalho acontece por meio de ameaças, constrangimentos ou até com oferta de benefícios financeiros com o objetivo de induzir ou obrigar trabalhadores a votarem ou não votarem em candidatos nas eleições.
Eduardo Varandas, procurador do trabalho, orienta que quem foi vítima ou soube de algum tipo de assédio eleitoral, deve encaminhar a prova ao MPT. A denúncia pode ser feitas no site do órgão ministerial.
Essa denúncia pode ser feita de forma sigilosa ou anônima. Anônima é quando o trabalhador não quer revelar a identidade. Sigilosa é quando ele revela a identidade, mas pede que ela seja preservada.
Jornal da Paraíba
BORGES NETO LUCENA INFORMA


0 Comentários