Veneziano pode ter “perdido” quase 110 mil votos no 1º turno por erro de eleitores

 

Mesmo sem candidato ao governo pelo PT, na Paraíba, 109.760 eleitores apertaram 13 nas urnas, no primeiro turno das eleições deste ano. Os dados estão em um levantamento realizado pelo g1 com base em em dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Na prática, esses votos foram anulados, seguindo as regras da Justiça Eleitoral ao invés de ir para o candidato apoiado pelo partido na disputa estadual, no caso, o senador Veneziano, que concorreu ao governo pelo MDB, sigla com o número 15.

Na eleição para cargos executivos, digitar qualquer número que não seja de um candidato em disputa é considerado voto nulo. Os votos são registrados, mas não são considerados válidos, assim como votar em branco.

Veneziano ficou em quarto lugar na disputa ao governo da Paraíba. Perdeu para os dois que foram ao segundo turno – João Azevêdo (PSB) e Pedro Cunha Lima (PSDB); e também para o candidato Nilvan Ferreira (PL).

A diferença entre o emedebista e o bolsonarista foi de 33 mil. O número representa um terço dos votos que foram computados inutilmente para o PT na corrida estadual. Votos que poderiam ter investido o placar entre eles e deixado Veneziano em terceiro lugar no placar final.

O resultado, inclusive, foi previsto pela pesquisa Ipec divulgada na véspera da eleição, no dia 1º de outubro. Os números apontavam João com 39% dos votos válidos (quando se tira os brancos e nulos); Pedro e Veneziano numericamente empatados, com 22% do votos válidos; e Nilvan, em quarto, com 15%.

Confira o resultado das urnas no 1º turno das eleições para governo da Paraíba:

De olho no Cariri


BORGES NETO LUCENA INFGORMA

Postar um comentário

0 Comentários