Lula escolhe Alckmin para coordenar a equipe de transição

 

O ex-governador de São Paulo e vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin (PSB), foi designado pelo presidente eleito Lula (PT) para coordenar a equipe de transição de governo. A decisão aconteceu no final da manhã desta terça-feira (1º) entre a presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, Alozio Mercadante, responsável por elaborar o seu plano de governo, e outros integrantes cúpula petista em um hotel na capital paulista.

Alckmin comandará uma equipe com 50 nomes, que mesclará quadros técnicos e políticos para dialogar com integrantes do governo de Jair Bolsonaro (PL), derrotado na busca pela reeleição. Os principais líderes do PT e dos partidos da coligação que elegeu Lula devem compor o grupo. A equipe de transição despachará do prédio do CCBB (Centro Cultural Banco do Brasil), em Brasília.

Em governos anteriores do PT, o coordenador acabou se tornando ministro de peso. É o caso de Antonio Palocci, que coordenou a transição no primeiro mandato, em 2002, e virou ministro da Fazenda.

Há dúvidas se Alckmin será escolhido para ocupar alguma pasta. Segundo dirigentes petistas, se Alckmin ocupar um ministério de grande porte, como a Fazenda, Lula teria dificuldades em eventualmente demiti-lo. Por outro lado, dar uma pasta de menor peso para Alckmin poderia passar uma mensagem de desprestígio.

MaisPB com g1 


BORGES NETO LUCENA INFORM

Postar um comentário

0 Comentários