Professora paraibana diz que redação do Enem supreendeu e analisa que temática traz reflexão sobre diversidade


 O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) trouxe como tema de redação este ano os "Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil". A temática surpreendeu muitas pessoas, inclusive professores que atuam na preparação de estudantes para a prova. O ClickPB conversou com um destes profissionais que detalhou qual era a expectativa para a prova e como preparou alunos para a redação do Enem 2022.

Patrícia Almeida, 52 anos, atua como professora de redação e linguagens em turmas de ensino médio há cerca de cinco anos, em uma escola da rede pública da Paraíba no litoral norte do estado. Em entrevista ao ClickPB, a professora revelou que foi surpreendida pelo tema e lembra que o mesmo é muito importante em razão de não abarcar apenas os povos tradicionais mais conhecidos, como por exemplos os indígenas e quilombolas, mas também outros povos que têm inclusive núcleos na Paraíba. 

"Este tema além de abarcar os indígenas e quilombolas, povos tradicionais mais relembrados pela população, também abrange os pescadores artesanais e os ciganos que no caso daqui da Paraíba também estão em diversos núcleos em todo o estado. São povos que utilizam recursos naturais para subsistência e que têm aspectos culturais peculiares", explica Patrícia. 

À reportagem, a docente revelou que ao longo do último ano intensificou os textos aplicados sobre temas ligado à preservação ambiental e respeito à diversidade pois tinha a expectativa com base nas outras avaliações que a redação abordasse um tema ligado às estas áreas. "Trabalhei temas voltados para preservação do meio ambiente, preservação da Amazônia, respeito à diversidade, voltado para a questão do preconceito racial, que de certa forma permeiam a temática abordada no Enem", detalhou. 

Ela considerou que no atual contexto social é importante perceber que a luta dos povos tradicionais está cada vez mais ultrapassando as suas regiões e ganhando por exemplo, a internet. "[o tema] Possibilita uma ampla reflexão acerca da necessidade do respeito e valorização ao diverso, bem como da importância da contribuição em diversos aspectos de tais grupos para a constituição do povo brasileiro" enfatizou. 

Patrícia diz que para o aluno que realizou a prova um dos requisitos essenciais para o êxito na produção da redação é estar atento para não fugir ao tema, observar atentamente o recorte " desafios para a valorização dessas comunidades". 

Uma das possibilidades para isto, de acordo com Almeida, é "que os candidatos contemplem o papel dessas comunidades para a proteção da terra e dos recursos naturais, bem como a imensa contribuição no aspecto cultural".

Além da redação, no último domingo (13), os estudantes realizaram as provas de ciências humanas e linguagens, ambas objetivas. No próximo dia 20 é realizada a última etapa do Exame, com a prova de Matemática e suas Tecnologias e Ciências da Natureza. 

CLICKPB



BORGES NETO LUCENA INFORMA

Postar um comentário

0 Comentários