Psicóloga lança curso "Minha compulsão e eu: vivo num eterno retorno ao mesmo?" para ajudar quem quer emagrecer; Saiba como se inscrever

 


Quem nunca exagerou na quantidade de comida ou continuou comendo mesmo sem fome e depois se culpou? Buscar encontrar uma relação entre a compulsão que traz a repetição e o sentimento de culpa é um grande passo para quem procura autoconhecimento e, consequentemente, colocar a saúde em dia. Para isso, a psicóloga e professora Eva Lins lançou o minicurso 'Freud, corre aqui!' com o tema 'Minha compulsão e eu: vivo num eterno retorno ao mesmo?". As vagas são limitadas. Quem tiver interesse no minicurso basta se inscrever nolink aqui.

De acordo com a psicanalista Eva Lins, toda a dinâmica em busca do prazer e sua relação com as compulsões será abordada no curso. "Porque repito o que me faz mal? Como consigo controlar minha compulsividade? Nesse minicurso falaremos sobre o vazio e o excesso. A compulsão como o desejo interditado  e a autopunição como uma saída obsessiva para as demandas superegóicas de agressividade contra o eu. Nossa perversão de cada dia, o sadismo escondido nas regras e no controle.  A proposta do curso é debater os sintomas da compulsão sem cair nas normas estruturantes ou normativas de patologização do sujeito", explicou. 

minicursoserá realizado de forma presencial, na ELO Espaço Terapêutico, localizada na rua Nevinha Cavalcante, 105, no bairro Miramar, em João Pessoa, no dia 26 de novembro, em João Pessoa. A formação acontecerá das 9 às 12h e 14h às 17h (6 horas/aula) pela professora doutoranda Eva Lins. 

"Aqui, tomaremos o sintoma não como algo a ser destruído, “resolvido”, mas como uma saída criativa do sujeito para lidar com seu desejo. Articulando essa temática freudiana com um debate atual presente na sociedade capitalista que fornece os elementos necessários para a perpetuação da compulsão como um sintoma não mais restrito ao sujeito obsessivo, mas como um sintoma social", explicou ao ClickPB. 
.
Ainda segundo ela, o minicurso é fruto das pesquisas do doutorado em andamento, cuja temática é “Um corpo para minha angústia: A bulimia como um sintoma social”. A formação é dirigida para todos os públicos e interessados de qualquer área do conhecimento. "Não está restrito a psicólogos, mas se expande aos demais profissionais que se interessam pelo tema. A psicanálise se aprende pelos poros, pela experiência e não pela teoria que mortifica o sujeito, portanto quem tiver interesse no tema, basta se inscrever", reforçou. 

QUEM SOU EU?

EVA LINS (@evalins.psi)

Psicanalista. Doutoranda e Mestre em Psicologia Clínica pela Universidade Católica de Pernambuco. Psicóloga pela Universidade Federal da Paraíba. Professora da disciplina de Fundamentos Psicanalíticos II: Introdução à Lacan no curso de Pós graduação em Psicanálise pela Unipê. Discente das disciplinas de Introdução à Psicanálise e Fundamentos e Técnicas Psicanalíticas no curso de graduação da Faculdade Três Marias e EESAP. Integra o grupo de pesquisa "Psicanálise e interlocuções: clínica, política e cultura" e o laboratório de Psicologia Clínica e Psicopatologia Fundamental (Cnpq).



CLICKPB



BORGES NETO LUCENA INFORMA

Postar um comentário

0 Comentários