Estudantes da UFPB produzem moto de corrida para competição internacional

 

Estudantes de engenharia da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) produziram um protótipo de moto de corrida em asfalto para a competição universitária internacional Motostudent, que acontecerá no segundo semestre de 2023, no Circuito Motorland Aragon FIM, em Aragon, na Espanha.

O protótipo se chama Osso Preto, em alusão à cor preta e à capacidade de resistência da motocicleta. Os estudantes de engenharia da UFPB competirão na categoria Petrol, dedicada ao desenvolvimento de motor de combustão interna. Na categoria Eletric, o foco é na criação de sistema de propulsão 100% elétrico.

Esta será a primeira vez que os integrantes do projeto de extensão da UFPB “Motostudent – desenvolvimento de motocicleta de competição” disputarão uma competição internacional. Cerca de 80 equipes de todo o mundo participarão da prova, em um circuito de 20 voltas.

“Fomos selecionados para a competição. Até o final deste ano, decidiremos se o nosso condutor será um dos membros da equipe ou piloto brasileiro profissional que resida na Europa”, conta Murilo Cipriano, estudante do 6º período de Engenharia Mecânica e capitão da Motorius, nome da equipe motociclística.

Na Fase MS1 da Motostudent, eliminatória que seleciona equipes para a corrida, os projetos foram julgados do ponto de vista industrial e empresarial, a fim de avaliar a aplicação de conhecimentos de engenharia na fabricação das motocicletas.

Antes da Fase MS2, a corrida propriamente dita, as motos serão inspecionadas para determinar sua segurança e funcionalidade através de várias verificações estáticas e dinâmicas. Uma vez que as motocicletas sejam aprovadas pela organização da Motostudent, alguns testes dinâmicos de pontuação serão realizados. Somente depois dessas análises é que a corrida acontecerá.

“Buscamos sempre a inovação. Nossas expectativas para a competição são ganhar o prêmio de melhor inovação tecnológica, estar no Top 10, no prêmio de melhor projeto, e ganhar como melhor equipe novata da competição”, afirma Murilo Cipriano.

Murilo Cipriano lembra que o projeto de extensão foi idealizado em 2015, para capacitar estudantes para o mercado de trabalho, no ramo de motocicletas. A oficina da Motorius UFPB é localizada no Prédio de vibrações, no Centro de Tecnologia (CT), no campus I, em João Pessoa. Os membros do grupo são orientados pelos professores do Departamento de Engenharia Mecânica Jean Pierre Veronese e João Leite.

O capitão da equipe destaca que o mercado de motocicletas é um sucesso de vendas no Brasil, devido, principalmente, ao custo-benefício do modal. “Basta olharmos para as ruas de nossas cidades. O brasileiro tem paixão pela categoria. Temos uma conexão com as motocicletas há décadas. Esse sentimento é passado de geração em geração”.

Recentemente a Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo) revisou  as projeções para este ano e, segundo os fabricantes do Polo Industrial de Manaus, a expectativa é de que sejam produzidas 1,42 milhão de motocicletas, volume 18,8% superior às 1.195.149 unidades fabricadas no ano passado. Os emplacamentos devem atingir 1,35 milhão de unidades e as exportações alta de 10,3%.

A MotoStudent International Competition, maior competição universitária de motovelocidade do mundo, ocorre a cada dois anos. No primeiro ano, são desenvolvidos os projetos. No segundo, manufatura dos protótipos e competição. A disputa é promovida pela Moto Engineering Foundation e a TechnoPark MotorLand, respectivamente fundação e parque tecnológico espanhóis.

Para que os anseios da Motorius UFPB sejam concretizados, falta financiamento. “Contamos com ajuda da Universidade, mas o valor não é suficiente. Buscamos empresas parceiras que colaborem com patrocínio. Atualmente, temos o apoio das empresas SolidWorks, Ansys, Wurth e TopSat rastreamentos”, diz Murilo Cipriano.

Os estudantes da UFPB precisam de aproximadamente R$ 100 mil para participar da competição internacional. Para colaborar com eles, basta entrar em contato por meio do perfil da equipe no Instagram, pelo e-mail motoriusmotostudent@gmail.com ou pelo telefone (83) 99391.4056

PB AGORA


BORGES NETO LUCENA INFORMA

Postar um comentário

0 Comentários