Após 7 rodadas de votação, deputados dos EUA ainda não conseguiram eleger o presidente da Câmara

 


A Câmara de Representantes dos Estados Unidos continua tentando eleger seu novo presidente após dois dias de impasse na votação devido a disputas internas entre os republicanos. A primeira rodada de votação desta quinta-feira (5), a sétima no total, já aponta a derrota do principal candidato republicano, Kevin McCarthy.

Cerca de 20 republicanos estão sabotando a votação e indo contra McCarthy, um congressista da Califórnia, deixando o partido incapaz de eleger seu representante, apesar da pequena maioria que conquistou nas últimas eleições para o Congresso.

O candidato a líder da Câmara dos Representantes, conhecido como "speaker", requer uma maioria absoluta de votos para ser eleito. Esse número atualmente é de 218 votos, mas pode pode ser menor caso algum deputado se abstenha de votar.

Os conservadores rejeitaram Kevin McCarthy, apoiado pelo ex-presidente Donald Trump, por ser muito moderado. McCarthy já aceitou muitas das demandas destes deputados, mas a oposição à sua candidatura dentro de seu próprio partido continua forte.

Nas últimas votações, McCarthy não conseguiu a quantidade de votos necessária para se tornar presidente da Câmara, que é o terceiro posto mais poderoso na política americana, logo atrás do presidente e do vice-presidente do país. 

Sem um líder, a Câmara dos Representantes não pode empossar seus novos membros, decidir os integrantes das várias comissões, apresentar projetos de lei, ou abrir qualquer uma das investigações prometidas contra o governo do democrata Joe Biden.

Biden chamou o fracasso dos republicanos em escolher um "speaker" de "embaraçoso para o país" e disse que o "resto do mundo" observa, de perto, esse processo.

Essa é a primeira vez em um século que a Câmara dos Deputados americana fica sem um presidente. O número recorde de rodadas de votação para eleger um presidente da Câmara é de 133 em um período de dois meses na década de 1850.

"Vergonhosa derrota"

Os partidários de McCarthy estão ficando cada vez mais frustrados, especialmente porque nenhum concorrente surgiu. Dois partidários de McCarthy - o novo líder da maioria na Câmara, Steve Scalise, e Jim Jordan, um favorito de direita - parecem ser as alternativas mais viáveis.

McCarthy conseguiu arrecadar milhões de dólares para as campanhas dos congressistas e ajudou seu partido a recuperar o controle da Câmara após quatro anos de domínio democrata, ainda que seja uma apertada maioria de 222 contra 212.

A imprensa americana informou que aliados e críticos de McCarthy estão conversando sobre a criação de um "grupo de negociação" para resolver suas diferenças. Até agora nenhuma conversa parece ter surtido efeito.

McCarthy disse a jornalistas, porém, que planeja permanecer na corrida e conversou com seu principal apoiador, Trump. O ex-presidente pediu aos republicanos resistentes que não "transformem uma grande vitória em uma derrota gigantesca e vergonhosa".

CLICKPB


BORGES NETO LUCENA INFORMA

Postar um comentário

0 Comentários