Deputada propõe meia-entrada para mulheres em estádios de futebol do Brasil

 


A deputada federal Sâmia Bomfim (PSOL-SP) propôs um projeto de lei que estabelece meia-entrada para mulheres em estádios de futebol. A proposta (PL 168/2023) foi apresentada e divulgada nesta última quinta-feira (2), e prevê metade do valor de um ingresso em todo o território nacional.

No documento, Sâmia Bomfim explica que, apesar das mulheres finalmente poderem frequentar estádios de futebol, a experiência delas ainda é minimizada por “assédio, discriminação de gênero e desigualdade”. Por conta disso, ela acredita na necessidade de que mais políticas públicas de inclusão sejam feitas.

“Não é incomum, ainda hoje, que mulheres que não estejam acompanhadas de figuras masculinas sejam vistas com certo desconforto nas arenas pelo Brasil, como se essas mulheres não fossem parte significativa das torcidas”, disse a deputada na justificativa da proposta.

Esse desconto seria semelhante à meia-entrada oferecida aos estudantes, que funciona em diversos setores da sociedade, como cinema, shows e outros eventos. Inclusive, já foi utilizado em situações pontuais, como em promoções especiais para o Dia Internacional das Mulheres ou até mesmo meia-entrada em todo o mês de março, como ocorreu no estado de Sergipe.

“Ainda há muito o que se avançar na inclusão das mulheres no futebol; se hoje boa parte das arquibancadas ainda são ásperas à presença feminina nas torcidas, é fundamental a implementação de incentivos para que cada vez mais mulheres possam participar dos jogos”, concluiu a deputada no documento.

Bomfim também vê a medida como uma oportunidade para que as mulheres possam desenvolver o próprio esporte ainda mais. Apesar do futebol feminino estar conquistando seu espaço cada vez mais, o nível de investimentos e relevância ainda é muito inferior ao masculino. Além da formação de jogadoras, o incentivo favorece a entrada no Jornalismo e em diretorias de clubes.

Leonardo Abrantes – MaisPB


BORGES NETO LUCENA INFORMA

Postar um comentário

0 Comentários