Estado, JP e CG realizam ‘Dia D’ de Vacinação neste sábado; na Capital, ação deve durar 14 horas

 

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) promove o Dia D de vacinação contra Covid-19 e multivacinação em todos os 223 municípios paraibanos, em cerca de mil pontos de imunização.

Segundo o secretário executivo de Saúde, Jhony Bezerra, o objetivo da campanha é incentivar as pessoas a procurarem as unidades de saúde e atualizar o cartão de vacina tanto da criança e do adolescente, com o calendário de rotina, como de adulto com os reforços de Covid-19.

A SES recomenda ainda que crianças a partir dos 3 anos de idade, que estejam com o esquema primário (básico) completo – 1ª e 2ª dose (D1 e D2) – e que tenham tomado a D2 há quatro meses, com a vacina Coronavac, a tomar dose de reforço com a vacina Pfizer Baby, neste sábado (4).

Além do reforço para as crianças de 3 e 4 anos, a vacina Pfizer Baby também é para as crianças de seis meses a quatro anos de idade, no esquema primário.

Além da vacina Pfizer Baby, ainda terá a vacina Pfizer pediátrica para as crianças de 5 a 11 anos.

Para crianças e adolescentes, além das vacinas da Covid-19, serão aplicadas as doses de vacinas de rotina (HPV; pólio; hepatite A; varicela, febre amarela e outras). Já para adultos, serão somente doses contra a Covid-19.

Nas redes sociais, o governador João fez uma convocação para a adesão do público

EM JOÃO PESSOA

A ação preventiva vai durar 14 horas e acontecerá em vários bairro da cidade.

A Prefeitura de João Pessoa realizará 14 horas de ação preventiva com vacinação para toda a população pessoense no próximo sábado (4). Essa é mais uma mobilização que a gestão realiza com o ‘Dia D’ de Multivavacinação, com o objetivo de alertar, orientar e promover a assistência contínua, contra a Covid-19 e diversas outras doenças que podem ser evitadas. A ação acontecerá a partir das 8h até às 16h nas Unidades de Saúde da Família (USF), até as 12h nas Policlínicas e no Centro de Imunização, além do ponto fixo do Mangabeira Shopping das 13h às 22h.

A Campanha é para toda a população, para atualização do esquema vacinal contra Covid-19 e de todos os imunizantes que são contemplados no calendário de rotina. O Ministério da Saúde recomenda ainda que as crianças a partir dos 3 anos que estejam com o esquema primário (básico) completo, ou seja Dose 1 (D1) e Dose 2 (D2) com a vacina Coronavac contra a Covid-19.

A abertura oficial do ‘Dia D’ será na Unidade de Saúde da Família (USF) Mangabeira Integrada, localizada na Rua Milton Santa Cruz, s/n, no bairro Mangabeira. “A vacinação é uma estratégia totalmente eficiente na prevenção contra doenças causadas por vírus e bactérias. Ao se vacinar, o indivíduo está ajudando toda a comunidade a diminuir os casos de determinadas doenças. Quem não se vacina não coloca apenas a própria saúde em risco, mas também a de seus familiares e outras pessoas”, explicou Fernando Virgolino, chefe da Seção de Imunização da Prefeitura.

“Este não é o momento para relaxar, é importante colocar o cartão de vacinação em dia, principalmente nesse período de festividades, onde estamos mais propícios e sujeitos a aglomeração e a vacinação é um grande aliado na proteção coletiva”, completou o coordenador.

Até às 22h – Todos os dias, na rede municipal de saúde, os serviços estão organizados para garantir a prevenção com a vacinação até às 22h. Dando continuidade na programação de imunização, para garantir o acesso da população. “Esse acesso ampliado facilita e garante a proteção daquelas pessoas que não podem ir durante o dia aos serviços de saúde. Pensamos na assistência e manutenção do cuidado tendo essa prevenção como aliada no cuidado contínuo e na luta contra a doença, compreendo que o vírus ainda está em circulação”, completou Fernando Virgolino.

Vacina no braço – Estão sendo ofertadas as vacinas contra a Covid-19 para crianças a partir dos seis meses de idade da Pfizer-BioNTech (1ª e 2ª dose); além das segundas doses da Coronavac (28 dias após a primeira), Pfizer (60 dias), Astrazeneca (60 dias) e Janssen. A terceira dose está disponível ao público 3+ (120 dias após a segunda dose), aos imunossuprimidos (28 dias) e aos trabalhadores de saúde (120 dias) e a quarta dose é voltada ao público acima de 30 anos, que recebeu a terceira dose há pelo menos 120 dias. Já a vacina de rotina é par todos os grupos, para atualização da caderneta de vacinação.

Saiba quais vacinas disponíveis no SUS:

– Vacinas para crianças
BCG: contra tuberculose
Hepatite B
Penta/DTP: combate difteria, tétano, coqueluche, meningite e poliomielite
VIP/VOP: vacinas contra a poliomielite (paralisia infantil)
Pneumocócia 10V (conjugada): previne doenças como pneumonia e meningite, causadas por dez sorotipos da bactéria pneumococos
Rotavírus Humano: previne o rotavírus, que provoca sintomas como diarreia, vômitos, febre e problemas respiratórios
Meningocócica C: contra a meningite
Febre Amarela: disponível em áreas em que a vacina é recomendada pelo Ministério da Saúde
Hepatite A
Tríplice viral: combate sarampo, caxumba e rubéola
Tetra viral: corresponde à segunda dose da tríplice viral e à dose da vacina varicela
Varicela: corresponde à segunda dose da vacina varicela
HPV
Covid-19 (a partir dos seis meses de idade)

Vacinas para adolescentes
Hepatite B
Meningocócica C: contra meningite
Febre Amarela
Tríplice viral: combate sarampo, caxumba e rubéola
HPV
Dupla adulto: combate difteria e tétano (reforço a cada dez anos)
Covid-19

Vacinas para adultos e idosos
Hepatite B
Febre Amarela
Dupla adulto: combate difteria e tétano (reforço a cada dez anos)
Covid-19
Locais de vacinação ‘Dia D’ de Multivacinação e contra Covid-19:

– Sábado (4 de fevereiro)
Centro Municipal de Imunização (CMI): – 8h às 12h
Policlínicas Municipais: – 8h às 12h
Unidades de Saúde da Família (USF): – 8h às 16h
Mangabeira Shopping: 13h às 22h

Abertura Oficial – Unidade de Saúde da Família Mangabeira Integrada
localizada na Rua Milton Santa Cruz, s/n, no bairro Mangabeira.
Horário: 8h

 

EM CAMPINA GRANDE

Neste sábado, 04, acontece o dia D da campanha de multivacinação e a data marca o início da aplicação da dose de reforço (terceira dose) da vacina da COVID-19 para crianças de 3 a 11 anos que receberam as duas primeiras doses há no mínimo quatro meses.

A vacina será ofertada para as crianças de 3 e 4 anos que receberam as duas primeiras doses do imunizante Coronavac e para crianças de 5 a 11 anos independentemente do imunizante recebido anteriormente. Para crianças de 3 e 4 anos, a dose de reforço será Pfizer Baby e para aquelas de 5 a 11 anos de idade, será aplicada a Pfizer Pediátrica.

“O objetivo é ampliar a imunização das crianças e a intercambialidade com imunizantes diferentes confere ainda mais proteção, além de ter se mostrado segura”, disse a coordenadora municipal de imunização, Samira Luna.

Além da lá vacinas infantis, também serão ofertadas todas as vacinas para adolescentes e adultos neste dia D, com exceção das doses de Coronavac, já que o Município aguarda o reabastecimento do imunizante por parte do Ministério da Saúde.

O dia D terá mais de 40 pontos que vão desde as 8h até as 20h e a abertura oficial da ação no estado acontece no Parque da Criança pela manhã.

Entre as demais vacinas ofertadas estão a do HPV para meninos e meninas de 9 a 14 anos de idade; a meningocócica ACWY para adolescentes de 11 a 14 anos, entre outras conforme preconizado pelo PNI.

Para as crianças será ofertado todas as vacinas do Calendário Nacional de Imunização, que são: Pentavalente, poliomielite (VIP e VOP), rotavírus, pneumocócica 10, meningocócica C, febre amarela, tríplice viral, hepatite A, varicela, tríplice bacteriana (DTP), dT.

 

PB AGORA


BORGES NETO LUCENA INFORMA

Postar um comentário

0 Comentários