Campinense depende de um “milagre” para avançar no Paraibano e Bota pode ser eliminado invicto


 Emoção, tensão e incerteza. E jogos de vida ou morte. É o que reserva a última rodada do Campeonato Paraibano marcado para o próximo domingo (12). Todos os jogos começam às 16h.

Pela primeira vez na história do Estadual, os três maiores clubes do futebol paraibano podem não avançar para a fase seguinte da competição. Pior que isso: os “maiorais” correm o sério risco de ficar sem calendário em 2024.

Uma coisa é certa: s três maiores campeões da história do estado não vão avançar juntos para o mata-mata do Estadual.  Botafogo,  Campinense e Treze  chegam na última rodada sem chance de passarem de fase de maneira conjunta

E por isso, ao entrarem em campo no próximo domingo os jogadores estão com os pés no gramado e a mente na calculadora.


A situação mais dramática é a do Campinense. Atual bicampeão paraibano, sendo que na edição passada levantou a taça de forma invicta, a Raposa não depende apenas de suas “forças” para avançar para as semifinais da competição.

Ocupando a 6ª, colocação na tabela com 11 pontos, o Rubro-negro precisa vencer o rebaixado Auto Esporte no Almeidão, e ainda “secar” o rival Treze na partida contra a também rebaixada Queimadense, e ainda torcer por um tropeço do Botafogo no duelo com o Nacional de Patos no José Cavalcanti. Só assim, o Campinense ultrapassa os dois e termina a primeira fase com a quarta colocação, a única que pode alcançar. Do contrário, estará eliminado do Estadual, e praticamente sem calendário para 2024.

Com 12 pontos e ocupando a 4ª, colocação na tabela, o Treze tem a situação menos complicada. Após o empate com o rival Campinense, o Galo só depende de sua vitória para se garantir na próxima fase do estadual. Caso empate, o alvinegro precisará de uma combinação de resultado para evitar outro vexame. Isso porque com um empate do Treze, bastará ao Botafogo ou o Campinense ganhar para o Alvinegro dar adeus ao Paraibano ainda na primeira fase.

Inusitada é a situação do Botafogo. Com 12 pontos, conquistados em duas vitórias e quatro empates, o Belo corre o risco de ser eliminado do Campeonato Paraibano invicto, caso tropece na última rodada. O empate não serve. O Bota precisa vencer o Nacional de Patos no calor do Sertão para se classificar.

Caso empate em Patos, o Belo até pode passar de fase. Mas aí vai ter que torcer para que o Campinense não bata o Auto Esporte-PB e que o Treze perda para o Queimadense.

Com 8 rodadas realizadas, apenas o Sousa com 17 pontos está classificado para o mata-mata. Nacional de Patos , segundo, com 14 São Paulo Crystal, terceiro, com 1,, Treze, quarto, com 12, Botafogo-PB quinto, com 12 pontos, Campinense, sexto, com 11 e CSP sétimo, com 9 pontos, lutam pelas outras três vagas.

Severino Lopes

PB Agora


BORGES NETO LUCENA INFORMA

Postar um comentário

0 Comentários