Com atendimento 24h, programa agiliza emergência cardiológica na Paraíba

 

Lançado nesta sexta-feira (10), o programa Coração Paraibano vai agilizar o atendimento aos pacientes de atendimento de urgência e emergência cardiológica no estado. Com uma rede estruturada de cuidados, especialmente no atendimento a pacientes que sofrerem infarto agudo do miocárdio, o programa recebeu investimento superior a R$ 14 milhões e abrangerá todas as regiões do Estado, com atendimento de 24h.

“O tempo de resposta faz a diferença entre a vida e a morte e agora poderemos ter um atendimento mais rápido. Queremos enfrentar com investimento alto feito pelo Estado e equipamentos de ponta, tendo o aval de uma especialista da área que empresta seu nome como embaixadora desse projeto, que é a médica cardiologista Ludhmila Hajjar, é certeza de que estamos dando passos importantes na saúde pública da Paraíba”.

O governador explicou que a infraestrutura para dar início ao programa vem sendo montada há algum tempo na Paraíba. “Começamos a conceber esse protejo que tem uma integração maior lá de trás, da distribuição das nossa unidades, de ambulâncias, de telemedicinas, da rede de medicamentos”, disse.

Segundo o governador a junção desses procedimentos “e a capacidade que o Estado teve de dialogar com todos os municípios” para trazer para si a responsabilidade da regulação dos leitos permitiram as condições para que se montasse o projeto. “Mas, basicamente, é um sistema em que o cidadão, quando for atendido na ponta, o médico pode disponibilizar um eletro para ele para identificar o grau do caso, a regulação de um leito para ele e um transporte”, explicou João Azevêdo.

A rede será montada por três unidades coronarianas distribuídas nas três Macrorregiões de Saúde, nos serviços que têm a hemodinâmica, sendo eles: Hospital Metropolitano, em Santa Rita, Hospital de Trauma, em Campina Grande, e Hospital Regional Janduhy Carneiro, em Patos. Além das três unidades, o programa contará com 12 hospitais auxiliares no tratamento na estabilização desses pacientes e na realização da trombólise, em que é aplicado o trombolítico, medicamento utilizado na veia para desobstrução.

MaisPB


BORGES NETO LUCENA INFORMA

Postar um comentário

0 Comentários