Maioria dos atletas não apresenta sintomas para doenças do coração e cardiologista alerta para exames de rotina


 A morte súbita atinge não só pessoas sedentárias, mais também atletas. O cardiologia Valério Vasconcelos, em entrevista ao programa Arapuan Verdade, nesta quarta-feira (24), disse que ninguém está imune a morrer de forma repentina e que cuidados com atividade física e atenção para rotina de hábitos saudáveis ainda são formas de evitar os riscos. 

Segundo ele, a doença que mais mata no mundo é a arteriosclerose, causada por placa de gordura nas artérias do coração. A patologia está ligada a uma série de fatores, mas também pode ser evitada com exames e cuidados na prática esportiva. "Do mesmo jeito que o sedentarismo pode trazer consequências ruins para o coração, a atividade física de forma irregular também pode trazer danos", alertou como acompanhou o ClickPB.  

"Uma atividade muito intensa, que sai do nada para o tudo, em uma arrancada súbita, pode provocar a laceração de uma placa que começa a expor, coagular e resultar na obstrução da circulação para o músculo do coração, fazendo com que a pessoa tenha uma morte súbita", explicou. 

O cardiologista destacou que cardiopatias estão presentes em 8% dos atletas no Brasil. "8% dos atletas do Brasil tem alguma cardiopatia. 90% são assintomáticos. Imagina a grande quantidade de pessoas que não tem sintomas e que faz atividade física e acha que está tudo bem", alertou chamando para a importância da prevenção e regularidade de exame.

"O infarto pode ser silencioso para diabéticos e idosos. No jovem, já é diferente, e pode ser fulminante. O próprio organismo vai criando resistência com o passar dos anos. A artéria coronária mecânica a esquerda, bombeia o sangue e, se é obstruído, tem chances grandes de morte súbita ou grandes sequelas", destacou.  

A morte repentina do engenheiro da Cagepa, Vitor Hugo, no último domingo (21), após uma corrida na orla de João Pessoa tem levantado uma série de questionamentos sobre a prática de atividades físicas e a saúde. Ele morreu dentro do carro, após realizar um treino na praia de Tambaú. 

CLICKPB



BORGES NETO LUCENA INFORMA

Postar um comentário

0 Comentários