O prefeito Cícero Lucena lançou, nesta terça-feira (29), o programa João Pessoa Parcerias, que já tem seis projetos para estabelecer Parcerias Público-Privadas (PPP) e solucionar alguns dos gargalos da capital. Dentre os projetos deverão ser beneficiados o estacionamento rotativo (Zona Azul), cemitérios, o Trauminha de Mangabeira, energia solar, banheiros públicos e UPAs.
A estimativa é de que os projetos gerem um investimento da ordem de meio bilhão de reais durante o período de contratação, em trinta anos.
O secretário de Administração de João Pessoa, Valdo Alves, em entrevista ao programa Arapuan Verdade, da rádio Arapuan FM, destacou que as propostas passarão por consulta pública, que estará disponível por 30 dias no site: https://jpparcerias.joaopessoa.pb.gov.br/.
Valdo Alves ainda ressaltou que a participação da população é de extrema importância. “É uma Parceria Público-Privada, o cidadão de João Pessoa tem que ser ouvido e ele quem tem que dizer o que quer para a cidade dele”, declarou. Ele ainda apontou que “é um programa que vai viabilizar Parcerias Público-Privadas na cidade de João Pessoa. A gente hoje lançou para consulta pública os cemitérios, que será uma concessão simples e uma concessão simples também dos estacionamentos”.
Em relação aos estacionamentos, que já fizeram parte da Zona Azul em João Pessoa, Valdo explicou que a intenção é renovar o Centro da cidade. “Desenvolvemos um projeto no estilo de estacionamento rotativo para ser colocado no Centro Comercial da cidade. Inclui também estacionamento em edifício garagem no Mercado Central e na principal via comercial de Mangabeira”, afirmou o secretário de Administração.
Já sobre os cemitérios, a Prefeitura está em busca de captar investimentos para revitalizar e reformar as unidades que já existem em João Pessoa, mantendo a gestão pública e garantindo as vagas para as pessoas que não têm condições financeiras. “Nós temos hoje em João Pessoa cinco cemitérios e a nossa intenção é construir o sexto cemitério. De preferência na Zona Sul da cidade, região de Mangabeira, Geisel, Valentina, que é uma região muito habitada”. Valdo ainda reforçou que “a gente está atrás de Parceria Público-Privada e investimentos para modernização, limpeza, pintura, reformas. Vamos deixar os cemitérios no padrão de cemitério particular”.
Até o momento estão disponíveis para consulta pública os projetos do estacionamento e dos cemitérios. Foram disponibilizados estudos técnicos preliminares, além de editais, licenças, especificações, orçamento previsto, diagnóstico ambiental e outros documentos. Em breve devem ser abertas as demais consultas públicas para receber a opinião da população.
Valdo Alves adiantou que em relação ao Trauminha de Mangabeira, a intenção é continuar com o serviço público e estabelecer uma Parceria Público-Privada. “Estamos fazendo uma Parceria Público-Privada na parte de bata cinza, que é a parte de estrutura, reforma, melhorias e a parte toda de limpeza, conservação”, explicou.
O Projeto João Pessoa Parcerias ainda prevê a construção de duas novas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs). A localização das unidades de saúde ainda não foi revelada pela gestão, mas deve estar disponível em breve.
CLICKPB
BORGES NETO LUCENA INFORMA
0 Comentários