O deputado federal paraibano Murilo Galdino (Republicanos) defendeu a minirreforma eleitoral e assegurou que o texto da proposta prevê a simplificação da prestação de contas dos candidatos. Em entrevista ao programa Arapuan Verdade, o parlamentar disse que não haverá mudanças drásticas.
"Essa minirreforma é apenas para simplificar o que já existia na prestação de contas, porque não tinha sentido o candidato registrar a candidatura e ter que requerer certidão eleitoral para apresentar ao próprio cartório eleitoral. Não precisa mais tirar certidões, porque a própria Justiça Eleitoral tem acesso a essas informações", explicou Galdino.
O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou ontem (13) o texto-base da minirreforma eleitoral (PL 4438/23), que altera regras de prestação de contas, candidaturas femininas, federações partidárias e propaganda eleitoral, entre outros pontos. Foram 367 votos favoráveis e 86 contrários. Os destaques que podem mudar trechos da proposta serão votados na quinta-feira (14).
A legalização das candidaturas coletivas para deputados e vereadores; e o transporte público gratuito obrigatório no dia das eleições são as principais inovações do texto. As novas regras precisam virar lei até o dia 6 de outubro para valer nas eleições municipais do ano que vem.
CLICKPB
BORGES NETO LUCENA INFORMA
0 Comentários