Torcidas organizadas da Paraíba assinam TAC do Ministério Público por segurança nos estádios

 


Seis torcidas organizadas dos times Atlético de Cajazeiras, Nacional Atlético Clube, Esporte Clube de Patos e Sousa Esporte Clube assinaram, nesta sexta-feira (29), o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) pela segurança nos estádios paraibanos que, entre as medidas, vai exigir o cadastramento dos membros dessas torcidas para o acesso aos estádios durante os jogos. O TAC foi proposto pelo Programa de Proteção e Defesa do Consumidor do Ministério Público da Paraíba (MP-Procon).

As torcidas organizadas se comprometeram a realizar, em até 90 dias, o seu cadastramento on-line e o cadastramento de seus torcedores e charangas no Sistema de Apoio ao Cidadão (SAC), desenvolvido e disponibilizado pela Polícia Militar da Paraíba. Com as assinaturas dessas torcidas, hoje, o MPPB concluiu o ciclo de reuniões promovido com representantes de 22 torcidas organizadas do estado. Todas aderiram ao TAC.

O diretor-geral do MP-Procon e coordenador do Núcleo de Desporto e Defesa do Torcedor (Nudetor/MPPB), promotor de Justiça Romualdo Tadeu, destacou que as torcidas que não realizarem o cadastramento de seus integrantes não poderão acessar ou permanecer nos estádios com qualquer material ou vestimenta que os identifique como membros da torcida.

O TAC foi assinado, no auditório da Promotoria de Justiça de Patos, pelas torcidas organizadas Mancha Azul do Trovão (Cajazeiras); Comando Alviverde, Naça Chopp, Bravos do Canário e Torcida Jovem do Pato (Patos) e Força Alviverde (Sousa).

O documento - que também foi assinado pela PM e pelos promotores de Justiça de Patos, Sousa e Cajazeiras, que atuam na defesa do consumidor, Vanessa Pistelli, Manoel Alencar e Simone Lima, respectivamente - segue o mesmo teor do TAC celebrado com as torcidas organizadas da região metropolitana de João Pessoa e Campina Grande, nos meses de agosto e de setembro.

São detalhados, em 34 cláusulas, o objeto do Ajustamento de Conduta, que é o cadastro das torcidas, as obrigações dos compromissários, a importância da cultura de paz nos estádios, as condições para a entrada com instrumentos musicais (charangas), o papel da Polícia Militar no acordo firmado e a apuração das penalidades, além de outras disposições.

Os representantes das torcidas também participaram de uma capacitação promovida por representante da PM sobre o Sistema de Apoio ao Cidadão, plataforma digital, na qual deverá ser realizado o cadastro eletrônico dos membros/associados de todas as torcidas organizadas do Estado da Paraíba.

Ciclo de reuniões

O ciclo de reuniões promovido pelo MPPB com representantes das torcidas organizadas atuantes no Estado teve o apoio e participação da PM e de representantes da Federação Paraibana de Futebol. O trabalho foi iniciado em agosto, em João Pessoa, com as torcidas organizadas do Botafogo e Auto Esporte. Na ocasião, participou do evento o diretor-regional do MP-Procon, o promotor de Justiça de Campina Grande, Sócrates Agra.

No início de setembro, foi a vez das torcidas organizadas do Treze e Campinense conhecerem o sistema desenvolvido pela PM para o cadastramento de seus integrantes e celebrarem o TAC, o que aconteceu na sede da Promotoria de Justiça de Campina Grande. O TAC foi assinado pelo promotor Sócrates Agra, que além de diretor-regional do MP-Procon é o promotor de Justiça que atua na defesa do consumidor na comarca. Nesta sexta-feira, o trabalho foi concluído com as torcidas dos times de Patos, Sousa e Cajazeiras, na sede da Promotoria de Justiça de Patos.

O promotor de Justiça Romualdo Tadeu explicou que o ciclo de reuniões realizado com as 22 torcidas organizadas teve por objetivo a execução da Política Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor, em parceria com órgãos de segurança pública, para garantir o cumprimento da Lei Federal 14.597/23 (“Lei Geral do Esporte”) e a segurança e a cultura da paz nos eventos esportivos.

Confira as torcidas organizadas que assinaram o TAC:

# Em João Pessoa (clubes: Botafogo e Auto Esporte):

1. Setor 31 - A Barra Alvinegra;

2. Fúria Independente do Botafogo;

3. Torcida Jovem do Botafogo;

4. Associação BotaChop Paraíba;

5. Torcidas Roots 1931;

6. Ultras 1936;

7. Império Alvinegro;

8. Torcida Belo Rasta Associação.

# Em Campina Grande (clubes: Treze e Campinense):

9. Tocha;

10. Tora

11. Jovem do Galo

12. Facção Jovem

13. Loucos pelo 13

14. Mesa 13

15. Galo Maníacos

16. Tropa RCL

# Em Patos (clubes: Atlético de Cajazeiras, Nacional Atlético Clube, Esporte Clube de Patos e Sousa Esporte Clube):

17. Mancha Azul do Trovão

18. Comando Alviverde

19. Naça Chopp

20. Bravos do Canário

21. Torcida Jovem do Pato

22. Torcida Força Alviverde

CLICKPB


BORGES NETO LUCENA INFORMA

Postar um comentário

0 Comentários