Galo da Madrugada desfila neste sábado e deve atrair uma multidão pelas ruas de Recife

 


O maior bloco de Carnaval do mundo vai ganhar as ruas. O Galo da Madrugada desfila neste sábado de Zé Pereira, (10/02) e mais uma vez deve arrastar uma multidão. Símbolo do carnaval do Recife, o Galo Gigante comanda a festa da capital pernambucana desde 1995 e, no ano seguinte, passou a ser montado na Ponte Duarte Coelho, no Centro da cidade, onde a alegoria é colocada até hoje.

A novidade deste ano foi a montagem da escultura gigante do Galo da Madrugada. O galo gigante, é uma alegoria símbolo tradicional do carnaval do Recife. O desfile do Galo da Madrugada arrasta milhões de pessoas todos os anos, nas ruas do Centro do Recife. Este ano o evento completa 45 anos.

Com uma imponência de oito toneladas e uma altura de 28 metros, o Galo Gigante da Paz é uma obra assinada pelo renomado artista plástico, designer e consultor pernambucano Leopoldo Nóbrega, sob a produção executiva de Germana Xavier.

A escultura, marcada pela predominância do branco, ganha tonalidades representativas dos cinco continentes: amarelo (Ásia), preto (África), vermelho (América), azul (Europa) e verde (Oceania). Uma verdadeira síntese global visual. Neste carnaval, a escultura tem como tema a celebração da união, convergência e gentileza entre os povos. O objetivo da escolha do Galo Gigante da Paz é de trazer reflexão aos brincantes sobre pautas contrárias às violências.

A escultura, que neste ano tem o tema “Galo gigante da paz” e homenageia povos originários e pessoas idosas, fica no local até a Quarta-feira de Cinzas.
O Galo também homenageia representantes que dedicaram sua existência pela paz no mundo, como Dom Hélder Câmara, Cacique Raoni, Madre Teresa de Calcutá e Martin Luther King, entre outros.

Neste ano, ele terá dezenas de trios elétricos, com vários artistas e vai percorrer 6,5 quilômetros da cidade do Recife, arrastando uma multidão esperada de 2,5 milhões de foliões.

Veterano de muitos carnavais. O bloco foi criado em 1978 por um grupo de amigos e familiares que tinha o objetivo de restaurar o Carnaval de rua do Recife, em um momento em que as festas se resumiam a eventos fechados em clubes.

No primeiro ano, o bloco teve apenas 75 pessoas participando dele. E, no segundo ano, quando o estandarte foi inaugurado, já eram 300. Em 1984, os trios elétricos foram inseridos na folia do Galo. No mesmo ano, já eram milhares de foliões na rua.

Voltei Recife – Pelas ladeiras históricas de Recife é difícil parar os foliões. E animação não falta. Na festa, o folião poderá reencontrar nomes como Alceu Valença, Elba Ramalho e Gilberto Gil. Outros artistas como Pitty na Várzea, Marcelo Falcão em Jardim São Paulo, Arnaldo Antunes no Poço da Panela, Jorge Aragão na Linha do Tiro, Nação Zumbi no Alto José do Pinho e na Bomba do Hemetério, são destaques dos polos descentralizados do Carnaval do Recife 2024.

Um dos locais de Recife que deve atrair uma multidão durante o carnaval para os shows com artistas locais e nacionais, é o Marco Zero.

A festa começa pra valer neste sábado (10), com o desfile das agremiações campeãs do Grupo Especial de 2023 e shows dos artistas Nena Queiroga, Vanessa da Mata, Marcelo Falcão, Luísa Sonza e Recife Capital do Brega.

Um dos destaques da festa, será o encontro de maracatus de baque solto e shows com Lenine e Spok, Lia de Itamaracá e convidados, Samuel Rosa, Alceu Valença. Elba Ramalho e Orquestrão. O pernambucano Alceu Valença tem a cara do carnaval pernambucano. Alceu foi atração da abertura do Carnaval de Olinda na última quinta-feira (08/02), e volta a se apresentar no encerramento da festa.

Olinda – O Carnaval de Olinda é uma das festas mais famosas e animadas do Brasil. Por quatro dias, a cidade se transforma em um palco de alegria, cores e música, onde milhões de foliões se divertem ao som dos frevos, maracatus, cocos e outras diversas outras expressões culturais.

O Carnaval de Olinda também é marcado pela presença dos bonecos gigantes, que desfilam pelas ladeiras da cidade histórica com os foliões. A cidade possui mais de 500 blocos e troças carnavalescas. Alguns dos mais tradicionais e famosos, a exemplo do Homem da Meia-Noite, Elefante de Olinda, Pitombeira dos Quatro Cantos, Cariri Olindense e Ceroula de Olinda.

Os bonecos gigantes ganharam as ruas de Olinda com a criação do Homem da Meia-Noite, em 1932, feito pelo artista plástico Anacleto da Silva. Hoje, existem mais de 100 bonecos gigantes que desfilam pelas ladeiras, representando personalidades históricas, políticas, culturais e artísticas.

Salvador – Atrás do trio elétrico só não vai quem já morreu”. O trecho da música de Caetano Veloso, interpretada por tantos artistas, traduz o espírito festivo do baiano. Afinal é invenção de baiano, que o mundo conhece e que chama de trio.

O carnaval de Salvador é um dos mais tradicionais e animados do país. Uma multidão de foliões percorrem às ruas nos seis dias de festa, marcada por muita alegria. Este ano Salvador está reverenciando as suas tradições.

O carnaval ocorre nas ruas da cidade, ocupando uma área urbana de cerca de 25 quilômetros. É também uma grande manifestação popular e cultural, pois reúne uma grande diversidade de estilos, manifestações artísticas e ritmos musicais. Tudo deságua na Praça Castro Alves, bem em frente ao monumento de Dodô e Osmar, dois ícones do carnaval baiano.

Com tema “Salvador Capital Afro” em homenagem a cultura afro-brasileira presente na capital baiana, Salvador promete muito agito aos foliões durante o Carnaval 2024. A festividade teve início oficialmente no dia 8 de fevereiro e promete uma celebração cheia de energia e diversidade.

Nos tradicionais circuitos Dodô (Barra-Ondina), Osmar (Campo Grande) e Batatinha (Pelourinho), os foliões poderão mais uma vez desfrutar de uma variedade de ritmos. O Carnaval contará com trios pipocas, blocos infantis, atrações privadas e vibrantes desfiles dos renomados blocos afros.

A abertura histórica e oficial da folia aconteceu na última quinta-feira (8), na Praça Castro Alves, com o encontro dos trios de Ivete Sangalo, Carlinhos Brown, BaianaSystem e Ilê Aiyê. O término acontece na quarta-feira (14), quando os cortejos são encerrados com o tradicional Arrastão da Quarta-feira de Cinzas.

Severino Lopes
PB Agora


BORGES NETO LUCENA INFORMA

Postar um comentário

0 Comentários