Ontem (16), uma criança de dois anos de idade, que estava internada no Hospital Infantil do Valentina, em João Pessoa, morreu e a causa da morte, ao que tudo indica atéo momento, foi meningite. O secretário municipal de Saúde, o médico Luis Ferreira Filho reforçou a importância de manter as cadernetas de vacinação das crianças atualizadas.
” A forma mais fácil e mais prática de prevenir a meningiteé vacinando. Temos a vacina contra meningite no programa nacional de imunização, ela está dentro do calendário habitual de vacinação”, pontuou.
Conforme apurou o ClickPB, em m 2024, na Paraíba registrou-se 51 notificações de suspeitas de meningite, sendo 17 confirmados, 15 descartados e 19 em investigação. No mesmo período de 2023, foram 51 suspeitas de meningite, com 29 confirmados, 21 descartados e 1 em investigação.
A meningite é uma inflamação das meninges, membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal, podendo ser causada por bactérias, vírus, fungos e parasitas. A meningite viral ou bacteriana são as de maior importância para a saúde pública, considerando a magnitude de sua ocorrência e o potencial de produzir surtos.
Para adolescentes na faixa etária de 11 a 14 anos é indicada a vacina meningocócica ACWY (Conjugada),que atua contra a meningite . Para atualização da caderneta vacinal, este grupo pode aproveitar a oportunidade para se proteger contra HPV, indicada para meninos e meninas de 9 a 14 anos, 11 meses e 29 dias e contra dengue, para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos.
CLICKPB
BORGES NETO LUCENA INFORMA
0 Comentários