Análise: o cenário eleitoral de Sousa, Helder, Gilbertão e os dinossauros

 


As pesquisas respeitáveis e técnicas, de institutos sérios e com históricos de acertos na Paraíba, publicadas por veículos  acreditados e do jornalismo profissional, dão, até aqui, a tendência de vitória do advogado Helder Carvalho (PSB) na agitada Sousa, no sertão paraibano.

Em duas sondagens da Opinião Pesquisas, veiculadas pelo Portal MaisPB, Helder apresenta dianteira considerável e curva ascendente.

Ele saiu de 45,8%, em julho, para 54,5% agora na reta final. O seu concorrente, médico Gilberto Sarmento, o Gilbertão (União), tinha 31,8% e oscilou para 32,5%.

Ao tempo em que Helder ampliou a margem de vantagem no percurso da campanha, Gilbertão estagnou, apesar de ter em torno de si um universo eclético – e até então antagônico – de apoiadores, o ex-deputado André Gadelha (MDB), o ex-prefeito João Estrela (PDT) e a vereadora Lana Dantas (Rede).

Os dados verificados e as estatísticas reais revelam um retrato nu e cru; a aliança da elite tradicional da política de Sousa não ecoou – como esperado – no chão das ruas, onde o candidato à sucessão governista surfa na aprovação da gestão do prefeito Fábio Tyrone (PSB) e transita com maior desenvoltura e constatável envolvimento popular.

Se ainda existissem, até alguns dinossauros que viveram em Sousa há milênios poderiam interpretar e encarar esses números com alguma racionalidade e nenhum primitivismo. Diferente dos jurássicos que ainda habitam a política da cidade.

CLICKPB



BORGES NETO LUCENA INFORMA

Postar um comentário

0 Comentários