Eliza Virgínia é suspeita de usar deepfake com William Bonner; deputada justifica como brincadeira e promete apurar caso

 


A deputada federal Eliza Virgínia confirmou, nesta quarta-feira (18), que algum membro de sua campanha postou um vídeo com deepfake relacionada ao jornalista William Bonner. No vídeo, publicado no status do WhatsApp da deputada, que é candidata a vereadora em João Pessoa, há uma montagem onde William pede votos para Eliza.

A deepfake é uma técnica de alteração de um vídeo ou uma foto com auxílio de inteligência artificial (IA). Com a técnica, pode-se usar a imagem do rosto de uma pessoa ou sua voz para um fim que ela não concorda.

No vídeo publicado no WhatsApp de Eliza, há a imagem de William Bonner e a voz dele, criada com a IA, dizendo o seguinte: “Encontramos a melhor vereadora de 2024, a foto dela você está vendo agora na tela. Grave este nome e este número para o dia seis de outubro”. Em conjunto com a voz, há a presença da imagem de Eliza e do número que ela concorre para a reeleição a vereadora.

Como visto pelo ClickPB, a publicação teria ficado disponível para visualização no WhatsApp da candidata por menos de uma hora. Segundo a deputada, o vídeo se trata apenas de uma brincadeira e o jurídico da sua campanha está tentando descobrir quem realizou a postagem.

“Eu posto muitas coisas (nas redes sociais) e existem pessoas que trabalham nas minhas mídias e pessoas novatas que não sabem da legislação eleitoral. Alguém pode ter postado como brincadeira. Estamos tentando identificar quem fez isso. Estamos tomando providências sobre as pessoas que ficam nas minhas redes”, afirmou Eliza durante entrevista ao programa Arapuan Verdade, da Arapuan FM.

CLICKPB



BORGES NETO LUCENA INFORMA

Postar um comentário

0 Comentários