Leo Bandeira sai na frente na disputa para a Prefeitura de Lucena.Confira os números:

 


O site Política da Paraíba em parceria com o Instituto Seta, divulga neste sábado (21), a pesquisa de intenções de voto sobre a disputa pela prefeitura de Lucena nas eleições deste ano. A pesquisa foi registrada com o número PB-07079/2024.

De acordo com os números na modalidade estimulada, onde os entrevistados escolhem entre os candidatos apresentados, o atual prefeito Léo Bandeira (MDB) lidera com 47%, seguido pela ex-prefeito Marcelo Monteiro (PSB) com 38,8%. A opção por votos brancos ou nulos foi de 7,5%, enquanto 6,7% dos entrevistados não sabe ou não respondeu.

Já na pesquisa espontânea, ou seja, naquela em que os eleitores ficam livres para indicar o nome em quem votariam, Léo Bandeira também aparece na liderança com 46,2% das intenções de voto. Em segundo lugar aparece Marcelo Monteiro com 38,8%. Brancos ou nulos somaram 8,8%. Não sabe ou não respondeu são 6,2%.

Metodologia

A metodologia empregada nesta pesquisa utilizou uma amostragem aleatória estratificada com subestratos, zonas administrativas (norte, sul, leste, oeste), seguindo por cotas proporcionais de sexo, faixa etária e renda do município. Para efeito de comparação, utilizou-se de dados oficiais do censo 2022, disponível no sítio do IBGE (SIDRA, tabela 1552) e atualizações populacionais, disponível em https://www.ibge.gov.br/estatisticas/sociais/populacao, através da Pesquisa Nacional por Domicílio – PNAD. A Pesquisa foi realizada em período predefinido nos setores censitário, conforme definido em mapa atualizado pelo instituto brasileiro de geografia e estatística – IBGE, percorrendo um total de 400 entrevistas.

Intervalo de confiança e margem de erro

Dentro do município, em cada administrativa, proporcionalmente ao número de setores censitários existentes, as entrevistas são distribuídas proporcionalmente pelas cotas de sexo e faixa etária de acordo com as estatísticas do TSE (jul/2024). O intervalo de confiança (nível de significância) é de 95% com margem de erro de 4% para mais ou para menos, nas estatísticas apresentadas para o total da amostra levantada.

Sistema interno de controle e verificação, conferência e fiscalização da coleta de dados e do trabalho de campo

A equipe aplicadora dos questionários estruturados foi formada por entrevistadores e 1 supervisor. Todos os questionários foram supervisionados no trabalho de campo pelo supervisor (diretamente ou acompanhamento) e 30% foi checado posteriormente (diretamente no local), haverá supervisão interna de todos os questionários aplicados (400) e crítica dos dados digitados feita pelo computador. O software utilizado foi o de domínio público “R”, vs 2.10.1 para compilar e analisar os dados.


Postar um comentário

0 Comentários