Uma capivara foi flagrada atravessando um trecho de uma das principais avenida de João Pessoa, a Epitácio Pessoa, nas primeiras horas da manhã desta quarta-feira (23). Como observou o ClickPB, o flagra foi feito por um maratonista que estava treinando na via.
O animal saiu de uma mata que fica às margens do Rio Jaguaribe, nas imediações de um supermercado. Com receio de que a capivara fosse atropelada, o atleta ‘guiou’ o animal para que ele retornasse ao seu habitat.
- leia também no ClickPB: populares flagram capivara ‘passeando’ por rua dos Bancários, em João Pessoa
“Eu estava descendo a Epitácio correndo, quando vi o animal saindo (da mata). Vi que era uma capivara. Tentei orientar ela para entrar na mata de volta. Ali é escuro e um carro ou uma moto não ia perceber, já que ela (a capivara) e escura”, explicou o maratonista à reportagem do ClickPB.
Animais são comuns em João Pessoa
Segundo o capitão Wellington Aragão, chefe da divisão de fiscalização da Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema), é comum a presença de capivaras na capital paraibana.
“No local onde ela foi encontrada, fica perto do habitat natural dela, pois tem mata e água. São animais curiosos e se guiam pelo olfato para buscar alimentos. Não atacam humanos, sempre fogem. Com o crescimento urbano invadindo o seu habitat natural, pode ocorrer sim delas aparecerem na rua, é uma consequência” detalhou.
Polícia pode ser acionada
De acordo com o batalhão de policiamento ambiental, qualquer pessoa que encontre uma capivara ou qualquer animal silvestre pode ligar para o número 190.
Após o contato com a Polícia, será enviada uma viatura com uma guarnição e equipamentos para a captura e logo após a soltura do animal em seu habitat natural, caso ele não esteja doente.
“Se estiver machucado e/ou doente será levado ao Centro de Triagens para ser Consultado e tratado por um Médico Veterinário e quando estiver recuperado será solto no seu habitat natural”, explicou a tenente Telma Lúcia.
| VÍDEO:
CLICKPB
BORGES NETO LUCENA INFORMA
0 Comentários