Milhares de servidores públicos em diversos municípios brasileiros, entre eles Lucena, foram impactados por falhas nos sistemas do governo federal que comprometeram o pagamento do PASEP em 2025. O problema se deve a uma série de inconsistências na base de dados usada para validar o direito ao benefício.
Entre as causas identificadas estão erros na atualização dos dados salariais na Carteira de Trabalho Digital, falhas na inclusão dos servidores na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) e problemas no cruzamento de informações entre o INSS, a Receita Federal e o Ministério do Trabalho.
Como resposta, o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) estendeu o prazo para que os empregadores regularizem as informações dos funcionários até 20 de junho de 2025. Além disso, o governo federal anunciou a criação de um lote extra de pagamento do PASEP, previsto para outubro.
Enquanto isso, os servidores afetados devem acompanhar de perto suas situações, tomar providências para garantir a regularização dos dados e, se necessário, solicitar a liberação do benefício diretamente no site do Ministério do Trabalho. Buscar orientação com o sindicato também pode ser fundamental nesse processo.
Como regularizar o PASEP?
O servidor deve comparecer a uma agência do Banco do Brasil e solicitar a atualização cadastral, levando os seguintes documentos originais:
Documento de identidade com foto
CPF
Título de eleitor
Certidão de nascimento ou casamento
Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), se possuir
Comprovante de residência
A atenção às informações e o acompanhamento constante são fundamentais para garantir o recebimento correto do benefício.
0 Comentários