Na manhã desta sexta-feira (15) foi constatado um desmoronamento de parte da encosta próxima à Igreja de Nossa Senhora da Guia, em Lucena, causado pelas fortes chuvas que assolam as cidades litorâneas da Região Metropolitana de João Pessoa.
A Arquidiocese da Paraíba informou que a Curadoria do Patrimônio Histórico e Bens Culturais da Arquidiocese da Paraíba acionou imediatamente o IPHAN, IPHAEP, Defesa Civil Estadual e a Prefeitura de Lucena.
Como medida urgente, foi providenciada a cobertura da área afetada com lonas e programada uma reunião urgente para definir futuras ações de preservação.
Por motivos de segurança, o acesso à área está totalmente interditado, e as celebrações de missas permanecem suspensas até que a estabilidade do local seja restabelecida, conforme nota do IPHAEP.
A Arquidiocese já havia solicitado vistoria do local em julho de 2021, com processo aberto no IPHAN.
Reafirmamos nosso compromisso com a defesa da vida e a preservação deste patrimônio histórico tombado de valor incalculável para nossa cultura, trabalhando em conjunto com todas as instituições envolvidas.
Igreja de Nossa Senhora da Guia
A Igreja de Nossa Senhora da Guia localiza-se no município brasileiro de Lucena, Estado da Paraíba. No local realiza-se anualmente a Festa da Guia, um festejo com partes profana e religiosa, envolvendo toda a comunidade local.
É a única igreja do período barroco do Brasil que possui o altar-mor esculpido em pedra.
Os registros históricos mais antigos sobre essa igreja indicam que, no ano de 1591, na mesma colina onde se situa, os carmelitas fundaram uma primitiva capela, destinada servir de base para catequização dos índios.
CLICKPB
BORGES NETO LUCENA INFORMA
0 Comentários