João Azevêdo anuncia nomeação de Leonardo Quintans, mais votado na lista tríplice, para procurador-geral da Paraíba

 


O governador João Azevêdo, anunciou, nesta quarta-feira (6), a nomeação do 1⁰ promotor de Justiça de Sapé, Leonardo Quintans Coutinho, mais votado na lista tríplice com 56,47% dos votos para Procurador-Geral de Justiça. O anúncio foi feito durante a solenidade no casarão dos Azulejos, no Centro de João Pessoa e veiculado durante o programa Arapuan Verdade. A expectativa do MPPB é que a posse do novo procurador-geral ocorra no dia 1º de setembro.

Conforme acompanhou o ClickPB, ao todo, 220 membros votaram, totalizando 660 votos computáveis. Desses, 363 foram considerados válidos. Houve um voto nulo. O Ministério Público da Paraíba encerrou a votação e definiu a lista tríplice de candidatos ao cargo de Procurador-Geral de Justiça para o biênio 2025-2027 na última quinta-feira (31). O segundo colocado foi o Rodrigo Marques da Nóbrega, com 17,63%, e completa a lista o promotor Aristóteles de Santana Ferreira, com 14,60%. João Geraldo Carneiro Barbosa obteve 11,29% dos votos e ficou de fora da lista.

Resultado da eleição

A votação foi realizada na última quinta-feira (31). Cada membro do Ministério Público pôde votar em até três candidatos:

  • Leonardo Quintans Coutinho – 205 votos (93,2% dos eleitores)
  • Rodrigo Marques da Nóbrega – 64 votos (29%)
  • Aristóteles de Santana Ferreira – 53 votos (24%)
  • João Geraldo Barbosa – 41 votos (18,6%) – fora da lista tríplice

Perfil

Leonardo Quintans Coutinho é natural de João Pessoa. Bacharel em Direito pelo Centro Universitário de João Pessoa (Unipê) e especialista em Direito Público. Ele ingressou no serviço público em 2004, quando passou em concurso para o Instituto Federal da Paraíba (IFPB).

Em 2007, também por concurso, ingressou nos quadros do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) em Sergipe, posteriormente foi removido para a Paraíba, onde permaneceu até 2011. Naquele ano, passou a exercer o cargo de Promotor de Justiça do Estado da Bahia, onde trabalhou nas cidades de João Dourado, Nova Soure, Jeremoabo e Feira de Santana.

Em 2013 ingressou nos quadros do Ministério Público da Paraíba (MPPB) após ser aprovado em 3° lugar no concurso da Instituição. Na Paraíba, Quintans passou pelas Promotorias de Sousa, Picuí e Alagoa Grande, onde hoje é titular. Exerceu os cargos de coordenador do Caop do Patrimônio Público, coordenador do Focco/PB e hoje exerce a função de secretário de Planejamento e Gestão da Instituição do MPPB.

Leonardo Quintans tem 44 anos e atua atualmente como 1º promotor de Justiça de Sapé e assessor técnico da Procuradoria-Geral de Justiça. Além da atuação como promotor, ocupou funções administrativas e participou de órgãos como:

  • Centro de Apoio Operacional do Patrimônio Público (coordenador, 2017–2019);
  • Secretaria de Planejamento e Gestão do MPPB (2019–2021);
  • Associação Paraibana do Ministério Público (presidente, 2021–2025);
  • Conamp (diretor regional);
  • Focco-PB (coordenador).
CLICKPB


BORGES NETO LUCENA INFORMA

Postar um comentário

0 Comentários