Paraibana Marcélia Cartaxo recebe Troféu Oscarito, maior honraria do Festival de Cinema de Gramado

 


A atriz paraibana Marcélia Cartaxo, 63 anos, é homenageada nesta terça-feira (19) no Festival de Cinema de Gramado (RS). Como observou o ClickPB, a paraibana natural de Cajazeiras receberá o Troféu Oscarito, honraria entregue a grandes intérpretes do cinema brasileiro.

A cerimônia ocorre a partir das 18h no Palácio dos Festivais. Na programação, a paraibana é destacada como “atriz de presença marcante e interpretações viscerais, sua arte transcende personagens e permanece na memória do público”.

Recentemente, a homenageada publicou uma foto no festival. “Cheguei, Festival de Gramado!”, escreveu. A 53ª edição do Festival de Cinema de Gramado ocorre de 13 a 23 de agosto, com ampla programação (para saber mais clique aqui).

Quem é Marcélia Cartaxo

Ao longo de mais de quatro décadas, Marcélia Cartaxo ganhou destaque em todo o mundo com suas atuações em longas e peças. E nos últimos anos, Marcélia tem se destacado como uma grande diretora.

Um de seus papéis considerados mais marcantes é o de Macabéa, no filme ‘A Hora da Estrela’ (1985), longa baseado na obra de Clarice Lispector.

Marcélia Cartaxo
Marcélia Cartaxo em ‘A Hora da Estrela’. (foto: reprodução/arquivo CliCkPB)

No filme, Marcélia interpreta uma órfã datilógrafa recém chegada ao Rio de Janeiro, buscando amor e felicidade. O longa foi premiado no Festival de Berlim, em 1986, dando à paraibana Marcélia Cartaxo o Urso de Prata, tornando a atriz paraibana a primeira brasileira a ganhar esse prêmio.

No Festival de Brasília, no qual Marcélia foi premiada na categoria ‘melhor atriz’. Como trouxe o ClickPB, após quase 40 anos o filme voltou às telonas, em 2024.

CLICKPB



BORGES NETO LUCENA INFORMA

Postar um comentário

0 Comentários