O padre Sandro Santos em série especial para o ClickPB com o título: “Efeito Halo” promove uma imersão de 21 dias com reflexões e desafios para libertar e fortalecer a mente através da fé e oração. O foco da série se dá sobre a inveja, para entender e combater esse mal. Hoje o religioso comenta sobre o viés da escassez social, “quando a abundância do outro desperta nossa carência, quanto mais bonito, bonita, rico, rica, você for, mais vão te odiar”.
O padre Sandro Santos comenta que “é interessante quantas vezes as pessoas são provocadas exigindo provocações vazias e uma radiografia do cérebro humano. E por trás dela está uma engrenagem primitiva que molda nossas emoções, moldando nossos julgamentos. E é interessante porque aí vem o viés da escassez social. Ele nos leva a acreditar, mesmo inconscientemente, que o sucesso do outro, que o sucesso da outra diminui”.
De acordo com o sacerdote, “o estudo com ressonância magnética mostra que o cérebro ativa regiões relacionadas à dor física. Quando experimentamos inveja, o sucesso alheio pode literalmente doer. Isso explica por que a inveja pode ser tão silenciosa e ao mesmo tempo tão devastadora. Não é apenas um sentimento moralmente condenável. É um sinal de que nosso cérebro está reagindo a uma ameaça simbólica ao nosso lugar no mundo”.
O padre Sandro alerta ainda que “a inveja nasce quando amamos a glória humana mais do que a glória de Deus. Quando o bem do outro nos entristece, é porque esquecemos de verdade que todo o bem procede do mesmo Deus, da Divina misericórdia que nos ama. Em outras palavras, minha gente, o viés da escassez é um erro de percepção, não só psicológico, mas também psicoespiritual. Ele nos faz esquecer que o amor misericordioso é infinito e que há espaço para todos brilharem nos seus dias.”.

0 Comentários