O padre Sandro Santos inicia nesta quarta-feira (15) mais uma série especial para o ClickPB com o título: “Efeito Halo”. O sacerdote vai promover uma imersão de 21 dias com reflexões e desafios para libertar e fortalecer a mente através da fé e oração. O foco da série se dá sobre a inveja, para entender e combater esse mal. Neste primeiro dia o religioso comenta sobre desativar o julgamento e a comparação, além do ressentimento.
De acordo com o padre Sandro Santos, “quanto mais bonito, rico você for, mais vão te odiar. Isso não é a teoria da conspiração, é exatamente a neurociência social pura e essas palavras elas soam rapidamente, às vezes até duras, pois são e devem ser. Por trás delas está uma grande verdade, descoberta, incontrolável. O ser humano não julga apenas com razão, julga com as emoções, julga com os instintos, julga com aquilo que a ciência chama de viés comunicativos”.
O padre Sandro Santos explica que o Efeito Halo “é uma tendência de nossa mente em generalizar um único traço marcante de uma pessoa e deixar que ela contamine todo o nosso julgamento sobre aquela pessoa”. Ele ainda destaca que “quando alguém é belo, tendemos a achá-lo bom. Quando alguém é rico, supomos que seja inteligente. Quando alguém se destaca, concluímos que é o melhor do que qualquer outros. É uma lente invisível instalada no fundo do nosso cérebro, que distorce a realidade e nos faz acreditar que narrativas que não existem”.
Esse efeito acaba se relacionando com a inveja, já que a inveja “é uma ação sutil, corrosiva, que tantos tentam negar. Nasce exatamente desse lugar, desse lugar de distorção. Nós não invejamos apenas o que o outro tem, invejamos o que achamos que ele tem. Invejamos a perfeição que projetamos nele. E quanto mais projetamos, mais nos diminuímos. Assim, é o mesmo viés que cria a dominação, também alimenta o ressentimento”, como ressalta o sacerdote.
O padre Sandro Santos enfatiza ainda que “vou mostrar como a psicologia social explica a inveja e como os grandes mestres espirituais, desde Santo Agostinho aos Padres do Deserto já denunciavam, séculos antes, os mecanismos internos que hoje chamamos viéses. E vamos falar também da comparação status, uma escassez social, identidade, ego, humildade e, acima de tudo, vamos aprender a neutralizar a inveja antes que ela destrua nossa paz, nossa fé, nossas relações”.
0 Comentários