Romaria da Penha: fiéis precisam ter atenção a alimentação, hidratação e roupas durante o trajeto


 A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), divulgou nesta sexta-feira (28), algumas orientações para os fiéis que irão participar da 262° Romaria da Penha neste sábado (29). Entre os principais cuidados estão atenção à alimentação, hidratação e roupas para o trajeto de 14km.

Conforme observou o ClickPB, durante a romaria, a unidade de Saúde da Família (USF) Penha estará em funcionamento. Procissão também conta com 18 profissionais, quatro ambulâncias, um Veículo de Intervenção Rápida (VIR) e oito motolâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) para atendimento dos fiéis.

O médico e diretor técnico da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Oceania, Heitor Bandeira, orienta que os cuidados começam nos dias que antecedem a romaria, com alimentação saudável e leve, aumentando o consumo de carboidratos.

Bandeira dá três dicas principais, mas reforça que é importante respeitar os próprios limites. “O preparo físico e espiritual andam juntos em momentos de fé, como na Romaria, mas respeite seus limites, especialmente se você não está acostumado a caminhar longas distâncias, então, se sentir tontura ou fraqueza, pare e descanse”, destaca.

Confira as principais orientações

Hidratação

O médico recomenda manter uma garrafa de água em fácil acesso e beber em intervalos regulares. Segundo Bandeira, a hidratação é o cuidado mais importante durante a longa caminhada.

“Durante os 14 km, seu corpo vai perder água e sais minerais com o suor, então tome pequenos goles de água a cada 15/20 minutos. Não precisa beber muito de uma vez só, pois isso pode causar desconforto no estômago”, orienta.

A hidratação também pode ser feita com isotônico, que ajudará a repor além da água, os minerais, como sódio e potássio.

O médico aconselha evitar refrigerantes e bebidas açucaradas, que podem provocar ainda mais sede.

Alimentação

Em relação as melhores opções de lanches para a romaria, Bandeira orienta a escolha de opções leves e nutritivas.

“Leve um lanchinho, caso sinta fome no caminho. Barrinhas de cereais, castanhas ou frutas, como banana que é uma ótima opção por ter potássio, que previne cãibras”, destaca.

Roupas e calçado

O médico aconselha o uso de roupas leves e confortáveis, que permitam a transpiração. Em relação aos calçados, Bandeira recomenda aos fiéis para evitar sapatos apertados ou que possam machucar.

“Tênis com bom amortecimento é ideal. Aos que ficarão até o início do dia seguinte, protetor solar e boné ou chapéu são fundamentais”, orienta Heitor Bandeira.

CLICKPB



FALA PARÁIBA-BORGES NETO

Postar um comentário

0 Comentários