Donald Trump embarca rumo ao Vietnã para segundo encontro com Kim Jong-un

O presidente dos Estados UnidosDonald Trump, viajou nesta segunda-feira (25) rumo ao Vietnã para a segundo reunião com o ditador da Coreia do NorteKim Jong-un. Os dois se encontram nesta semana em Hanói, capital vietnamita, em mais uma cúpula para debater o fim do programa nuclear norte-coreano e o relaxamento das sanções aplicadas ao regime de Kim.
De acordo com a agência France Presse, o avião presidencial norte-americano – o Air Force One – decolou da base de Andrews, perto de Washington, às 12h34 (14h34 de Brasília).
Os líderes dos Estados Unidos e da Coreia do Norte devem discutir, entre quarta e quinta-feira, novos avanços na relação entre os dois países. Trump espera que o ditador norte-coreano dê mais garantias sobre o programa de desnuclearização do país asiático. Kim, por sua vez, quer que os EUA relaxem sanções impostas à ditadura comunista.
Trump e Kim se reuniram em junho do ano passado – meses depois de a hostilidade entre os dois líderes chegar ao ápice, com trocas de ameaças. No encontro em Singapura, ambos assinaram um acordo para avançar nas negociações de paz, incluindo o comprometimento da Coreia do Norte em acabar de vez com as armas nucleares no país.
Enquanto Trump vai de avião na viagem intercontinental ao Vietnã, Kim pegou um trem até Hanói para o encontro com o presidente norte-americano. Ele partiu no sábado da capital da Coreia do Norte, Pyongyang.
Normalmente, as viagens de Kim são mantidas em segredo. Agências de notícias informaram que o trajeto de Pyongyang até a fronteira da China com o Vietnã, de cerca de 4 mil quilômetros, deve ser percorrido em aproximadamente 60 horas – ou seja, quase dois dias de viagem. Isso equivaleria a uma média de cerca de 66 quilômetros por hora, sem interrupções.
G1 
BORGES NETO LUCENA INFORMA