Funad realiza triagem auditiva e visual em alunos da rede estadual de ensino

A Fundação Centro Integrado de Apoio ao Portador de Deficiência ( Funad) realiza, a partir do dia 15 deste mês, a Triagem Auditiva e Visual em alunos da rede estadual de ensino. O objetivo é realizar exames que podem detectar problemas auditivos ou visuais em crianças de 4 a 12 anos de idade na fase escolar. Se algum problema for diagnosticado, a criança será encaminhada para consulta com otorrinolaringologista ou oftalmologista do SUS e também à Funad para que receba a assistência adequada. A primeira escola que receberá a ação será a Escola José Vieira, no bairro de Tambauzinho.
Para que os profissionais da Coordenadoria de Atendimento à Pessoa com Deficiência Auditiva (Codapa) e Coordenadoria de Atendimento à Pessoa com Deficiência Visual (Codavi) , da Funad possam fazer o trabalho, os pais devem entregar a autorização à direção das escolas, preenchendo um formulário com dados da criança. A triagem será realizada sempre às sextas-feiras, das 8h às 11h e das 14h às 16h30. A intenção é atender 45 crianças em cada turno.
Inicialmente a Funad atenderá ao cronograma proposto para as escolas da grande João Pessoa, mas o projeto deve ser ampliado. As escolas estaduais que tiverem interesse em participar da triagem devem procurar a Fundação pelo telefone 3243-8763, pelos ramais da Codapa - 232 ou Cadavi - 253.
Com a triagem auditiva e visual, o Governo da Paraíba pretende garantir total assistência aos alunos da rede estadual de ensino, com prevenção e respaldo absoluto na assistência, para que eles não tenham o rendimento escolar afetado, caso sejam detectados problemas visuais ou auditivos. "Entendemos que não basta apenas educar, mas garantir uma assistência mais ampla e efetiva, de modo que a saúde dessas crianças também seja acompanhada. A qualquer problema, o Governo do Estado tomará as providências necessárias, garantindo, assim, tranquilidade e segurança para os alunos e suas famílias", ressaltou Simone Jordão, presidente da Funad.
PARAÍBA.COM



BORGES NETO LUCENA INFORMA