Mais de 20 tartarugas são encontradas mortas em 2019 na Paraíba


Como consequência do despejo de lixos nas praias e da falta de cuidado com o meio ambiente, mais de 20 tartarugas foram encontradas mortas nas praias da Paraíba só este ano. Os dados são da ONG Tartarugas Urbanas Guajiru. Em 2018, o número de tartarugas mortas no litoral paraibano ultrapassou 180. Para a bióloga Rita Mascarenhas, fundadora da ONG, as possíveis causas para as mortes desses animais são os materiais poluentes que são despejados no mar e as redes de pescas.

Segundo a organização, o lixo é um dos fatores mais importantes na causa de mortes naturais de tartarugas marinhas.

Segundo a fundadora da ONG Rita Mascarenhas,, a cada mil animais que nascem, apenas dois chegam a fase adulta, naturalmente. Ela explica que já houve muitas violações dos ninhos, mas isso tem diminuído. Em 2018, não houve o registro de nenhuma violação.

Na semana passada, uma tartaruga-verde foi achada morta na praia do Bessa, em João Pessoa, na manhã da terça-feira (5). De acordo com a bióloga, o animal estava em estado avançado de decomposição e preso em uma corda, que estaria ligada a uma armadilha de pegar lagosta.

A tartaruga-verde tinha mais de um metro de casco e pesava cerca de 100 kg. Com base nestes números, Rita estima que o animal era adulto. Tartarugas desta espécie podem chegar a 1,3 metros de casco e pesar 250 kg.

PBAGORA
Foto: Rita Mascarenhas/ONG